Mais de 300 pessoas foram conhecer a nova rampa de voo livre da serra do Vulcão, inaugurada neste domingo, dia 7, a 850 metros de altitude. A pista passou por obras de infraestrutura e será de uso dos praticantes de asa delta e parapente.
A reforma da nova rampa de voo livre da Serra do Vulcão foi feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) e pela Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (CODENI). Foram feitas as trocas das madeiras, reforço da base e de fixação do local, pintura personalizada, a construção de um abrigo contra o sol, o trabalho de paisagismo da área e melhorias na acessibilidade ao local.
A estrada de 7km que dá acesso à rampa também passou por melhorias, facilitando a chegada de visitantes que vão de carro.
Dentro das atividades de inauguração, estava programada a decolagem de asas deltas. Mas devido às condições desfavoráveis de vento, apenas parapentes puderam levantar voo.
Sobre a rampa
A rampa de voo livre fica na área norte do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, no maciço Gericinó Mendanha. Foi construída na década de 80, por iniciativa de praticantes do voo livre. Ela está a uma altitude de 850 metros à nível do mar.
Essa é considerada uma das trilhas mais desafiadoras do estado, mas proporciona uma bela vista da região. É possível avistar a Baía de Guanabara, a Baía de Sepetiba e aproveitar o meio ambiente.
Você pode conferir o relato completo sobre a trilha para a rampa de voo livre neste link.