O Poço da Caixinha é um daqueles lugares que são difíceis de acreditar que existem: no meio da cidade, em refúgio natural, quase ninguém conhece e simplesmente maravilhoso!
Sim, o Poço da Caixinha é tudo isso e mais um pouco. Nesse post eu falo sobre esse paraíso localizado em Mesquita – RJ, como é a trilha e também os pontos a serem considerados.
AVISO DE PERIGO
O Poço da Caixinha fica dentro do Campo de Instrução do Gericinó, do Exército. O quartel fica “colado” com a Chatuba de Mesquita, conhecida por ser uma comunidade perigosa. Em setembro de 2012, seis jovens que se dirigiam para a cachoeira foram assassinados por traficantes dentro da área militar.
Link da notícia, setembro de 2012.
Depois desse aviso, acredito que a possibilidade de você visitar a cachoeira é praticamente nula. Mas vale a pena ler o post para conhecer os detalhes. Quem sabe um dia, marcarmos uma visita?
Índice do post
- Como chegar na Trilha
- Como é a trilha até o Poço da Caixinha
- Fotos da trilha
- Reflexões
- Links úteis (treklog, serviços, etc)
Como chegar no Poço da Caixinha

Para chegar até o Poço da Caixinha, você precisa seguir uma trilha que começa: ou pelo Parque Natural Municipal do Gericinó, que fica em Nilópolis; ou pela Chatuba, comunidade localizada em Mesquita.
Dados os fatos de que a Chatuba é considerada perigosa e que o acesso à trilha neste bairro é por um terreno ermo, vou seguir o relato partindo do Parque do Gericinó 😉
*obs: eu mesmo cheguei a fazer o trekking partindo tanto pela Chatuba quanto pelo Parque do Gericinó. A trilha iniciada pelo parque tem 4km a mais de caminhada. Ainda assim, prefiro seguir pelo caminho mais longo – e mais seguro.
O Parque Natural Municipal do Gericinó
A trilha começa no Parque Natural do Gericinó. Um parque relativamente recente (criado em 2008), ainda em processo de arborização, mas muito bacana. Um lugar perfeito para passear com as crianças, fazer atividade física e, é claro, fazer boas trilhas.
Falando nisso, aqui tem um post falando só sobre o Parque do Gericinó e tudo o que ele oferece.
Aliás, aproveite para seguir nosso perfil no Instagram pra ficar por dentro das dicas e roteiros que saem por aqui 🙂
Como é a trilha até o Poço da Caixinha
Passando pela portaria do parque, você vai se deparar com algumas barracas de lanches e logo à direita tem uma área para estacionamento. Siga em frente, em direção à pista de corrida. Continue caminhando até chegar na pista da área militar.
Ao chegar na pista, você estará no caminho. Basta seguir reto toda vida por uns bons 2km. A pista vai fazer uma curva à esquerda. Basta continuar seguindo por mais ou menos 1km. Daí em diante o caminho fica um pouco complicado.
Isso porque o ponto onde você deve sair da estrada não está sinalizado – é isso mesmo, não existe nenhuma sinalização de trilha. Além do mais, nas duas vezes que fui lá, o mato estava bem alto e foi preciso ir avançando bem devagar pra não perder o caminho que só era possível ver olhando a cada passada que eu dava.
Aliás, a trilha até o Poço da Caixinha é bastante exposta. Você vai tomar sol no lombo por pelo menos 4km na ida (mais 4km na volta). Então aconselho levar itens de proteção do sol: chapéu, boné, viseira, óculos de sol e abusar do protetor solar.
Se você precisar de ajuda, aqui tem um post que fala tudo o que você precisa levar para uma trilha.
Precisa de guia para fazer a trilha do Poço da Caixinha?
A trilha até o Poço da Caixinha é fácil de fazer levando em conta o terreno que não oferece nenhum obstáculo e só um lance curto de subida.
No entanto, conforme escrevi antes, não existe nenhuma sinalização de trilha (lembrando: estamos dentro de uma área militar). E chega um determinado momento em que você precisa sair da estrada de terra e seguir pelo mato – nessa hora fica bastante difícil seguir o caminho.
Além do mais, tem a questão de que as cercanias da cachoeira não são das mais confiáveis. Conforme escrito nos primeiros parágrafos deste post, o lugar já foi cena de um crime bárbaro.
Dito isto, se você decidir ir, não vá sozinho(a). Mesmo que tenha experiência em trilhas, é altamente aconselhado ir com alguém que conheça a área.
Fotos do Poço da Caixinha
Reflexão
O poço da caixinha é um lugar maravilhoso, lindo. Tive a sorte de poder conhecer o lugar e aproveitar cada minuto só pra mim e minha namorada. E sorte maior ainda de ter voltado vivo.
Na segunda vez que fui ao local, marcando o trekking partindo do Parque do Gericinó, tive a surpresa de encontrar um grupo grande (mais de 20 homens) que poderiam me dar o mesmo destino dos rapazes que tentavam visitar o lugar em 2012.
Acho que não preciso dar mais detalhes sobre minha surpresa, não é mesmo?
O Rio de Janeiro tem essas contradições malucas. Dentro de uma área militar, traficantes passeiam mais tranquilos do que eu e você quando estamos na própria casa.