Nova Iguaçu guarda verdadeiros tesouros para quem gosta de trilhas, cachoeiras e ecoturismo de maneira geral. O município é o primeiro da Baixada em área de preservação ambiental e o 4º no Estado do Rio de Janeiro.
Com mais de 60% do seu território em área de proteção ambiental, Nova Iguaçu tem um potencial enorme no turismo de atrativos naturais. São inúmeras trilhas e cachoeiras. Muitas delas são pouco conhecidas pelo público, como o Pico do Guandu, Pedra do 32, a travessia Vulcão x Mendanha, entre muitas outras.
Mas neste post vou listar as trilhas que proporcionam a quantidade perfeita na relação desafio/lazer para o grande público. Trilhas não muito longas, seguras na medida do possível e de fácil acesso. Vamos nessa?
Índice de post
- Trilha para a Pedra da Contenda
- Trilha da Pedreira Vigné
- Trilha para rampa de voo livre na Serra do Vulcão
- Cachoeiras: Circuito das águas – Parque Natural de Nova Iguaçu
Trilha para a Pedra da Contenda
A Pedra da Contenda, também conhecida como Pedra do Quilombo, é um destino muito conhecido pelos trilheiros do Rio de Janeiro. A região que já foi quilombo e serviu de ponto de vigia para pessoas escravizadas, hoje proporciona a prática de rapel e recebe ecoturistas de várias partes do estado.
Do alto dos seus 426 metros, é possível avistar a cidade de Nova Iguaçu e a continuidade da Serra do Vulcão.
Existem pelo menos duas maneiras principais para chegar até o cume da Pedra da Contenda: uma pelo Parque de Nova Iguaçu; outra pela Av. Abílio Augusto Távora, próximo à Unig. Nos dois caminhos, você vai encontrar uma trilha bem marcada, moderada e sem muitos obstáculos. Mas com uma vista muito bonita.
Dica: é possível fazer uma travessia que vai da Av. Abílio Augusto Távora, passando pela Pedra da Contenda e termina com um banho de cachoeira no Parque de Nova Iguaçu. O trajeto passa a ter aproximadamente 10km.
Informações sobre a trilha da Pedra da Contenda
Nível: leve/moderada
Duração: 1h – 1h30min na ida
Distância: aproximadamente 4km (ida)
Link da descrição completa da trilha pelo Parque de Nova Iguaçu.
Link da descrição completa da trilha pela Av. Abílio Augusto Távora.
Trilha para a Pedreira Vigné
A Pedreira Vigné virou a trilha queridinha de Nova Iguaçu em pouquíssimo tempo. E não é pra menos, a trilha de fácil acesso, com uma vista bem legal para o shopping e para a cidade de Nova Iguaçu formam a combinação perfeita para todo mundo querer uma foto no local.
Essa é mais uma que oferece pelo menos 2 caminhos principais para chegar até a Pedreira: pelo Parque de Nova Iguaçu; e pela Av. Abílio Augusto Távora. Particularmente, prefiro seguir pelo Parque de Nova Iguaçu. O caminho é bem menos exposto ao sol e ainda tem a possibilidade de aproveitar as cachoeiras na volta.
Entretanto, os 190 metros de altitude na Pedreira Vigné não são exatamente o ponto mais alto da trilha. Literalmente no meio do caminho você chega a aproximadamente 340m de altitude, o que torna a trilha mais balanceada no quesito ganho de elevação.
Dica: é possível fazer uma travessia que vai da Av. Abílio Augusto Távora, passando pela Pedreira e terminando com um banho de cachoeira no Parque de Nova Iguaçu. Nesse caso, o trajeto passa a ter aproximadamente 10km.
Informações sobre a trilha da Pedreira Vigné
Nível: leve/moderada
Duração: 1h – 1h30 na ida
Distância: aproximadamente 4,5km (ida)
Link para a descrição completa da trilha da Pedreira pelo Parque de Nova Iguaçu.
Link para a descrição completa da trilha da Pedreira pela Av. Abílio Augusto Távora.
Trilha para rampa de voo livre na Serra do Vulcão
A trilha da Serra do Vulcão que leva até a rampa de voo livre talvez a mais conhecida de Nova Iguaçu. Com diversos mirantes, mudanças na paisagem que vão de vales, floresta e vista para diversos bairros da cidade, este trekking atrai milhares de aventureiros todos os anos.
Embora seja muito procurada, a trilha da Serra do Vulcão é desafiadora. Somando ida e volta, são aproximadamente 14km de percurso; bastante ganho de elevação (na ida, são subidas e mais subidas, somando +800m de elevação) e tem ainda a alta exposição ao sol – o que torna as coisas um pouco mais difíceis.
Se você acha que a tão falada trilha da Pedra da Gávea é puxada, é porque você ainda não conhece a trilha da Serra do Vulcão.
Dicas
A trilha é muito exposta e tem longos trechos de subida. Recomendo levar pelo menos 2L de água por pessoa. Outra recomendação é o uso de chapéu, viseira, boné.
A área da rampa de voo livre é totalmente exposta ao tempo. Ou seja, no verão e/ou em dias muito quentes, fica bastante difícil aproveitar a vista tranquilamente. Particularmente eu evito trilhas assim em dias de muito sol. Mas se você fizer asism mesmo, leve uma canga, barraca/abrigo ou alguma proteção contra o sol.
Link para a descrição completa da trilha da Serra do Vulcão – rampa de voo livre.
Cachoeiras: Circuito das águas no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu
Depois de tanto andar pelas melhores trilhas de Nova Iguaçu, pra fechar com chave de ouro, banho de cachoeira. E no Parque de Nova Iguaçu você estará bem servido: entre poços e cachoeiras, são pelo menos 11 pontos pra você se refrescar no Circuito das Águas.
Logo no início do parque, a menos de 1km de caminhada, você já encontra o primeiro poço: Poço da Paixão. Mas minha recomendação é visitar os mais conhecidos e mais bonitos: Poço das Cobras, Poço do Casarão, Janela do Céu e Poço da Natureza.
Dica: aos domingos, principalmente em dia de muito calor, as cachoeiras do Parque de Nova Iguaçu ficam muito cheias – muito mesmo.
Eu escrevi um post falando de cada um dos poços do parque, como chegar, opções de transporte público e tudo mais. Veja neste link a descrição completa do circuito das águas no Parque de Nova Iguaçu.
Informações sobre o Parque Natural de Nova Iguaçu
Funcionamento do parque: terça a domingo, de 8h às 16h.
É necessário levar documento de identidade com foto.
É proibido levar caixa de som, garrafas e utensílios de vidro, fazer fogueira/churrasco. Não seja a pessoa que estraga o rolê. Respeite as regras e cuide para que o parque seja um lugar de paz para todos nós.
Concluindo
Nova Iguaçu tem caminhos e lugares muito bonitos à sua espera. Desde trilhas curtas pra quem está começando até grandes travessias desafiadoras para os mais experientes no trekking. Dê uma chance a você mesmo e venha se aventurar pela Serra do Vulcão, se refrescar nas cachoeiras e se apaixonar pela cidade onde nasci e cresci.
Uma resposta
Ola!!
Adorei as dicas!
Ja fiz algumas trilhas e esse contato com a Natureza me fascina mais e mais. Tenho limitações de mobilidade devido a uma artrodese no tornozelo esquerdo que me impede de flexionar o pé, mas ainda assim me aventuro em trilhas leve a moderadas.
Desejo muitooo fazer algumas de Nova Iguaçu, aqui alistadas. Seja em grupo ou dupla. Tambem a de Magé.
Ah, tambem desejo realizar um sonho: acampar!! se alguem compartilha dos mesmo gostos, so me chamar la no Insta @bruno.silvamachado