As 4 melhores trilhas em Nova Iguaçu

Nova Iguaçu guarda verdadeiros tesouros para quem gosta de trilhas, cachoeiras e ecoturismo de maneira geral. O município é o primeiro da Baixada em área de preservação ambiental e o 4º no Estado do Rio de Janeiro.

Com mais de 60% do seu território em área de proteção ambiental, Nova Iguaçu tem um potencial enorme no turismo de atrativos naturais. São inúmeras trilhas e cachoeiras. Muitas delas são pouco conhecidas pelo público, como o Pico do Guandu, Pedra do 32, a travessia Vulcão x Mendanha, entre muitas outras.

Mas neste post vou listar as trilhas que proporcionam a quantidade perfeita na relação desafio/lazer para o grande público. Trilhas não muito longas, seguras na medida do possível e de fácil acesso. Vamos nessa?

Índice de post

  1. Trilha para a Pedra da Contenda
  2. Trilha da Pedreira Vigné
  3. Trilha para rampa de voo livre na Serra do Vulcão
  4. Cachoeiras: Circuito das águas – Parque Natural de Nova Iguaçu

Trilha para a Pedra da Contenda

A Pedra da Contenda, também conhecida como Pedra do Quilombo, é um destino muito conhecido pelos trilheiros do Rio de Janeiro. A região que já foi quilombo e serviu de ponto de vigia para pessoas escravizadas, hoje proporciona a prática de rapel e recebe ecoturistas de várias partes do estado.

Cume da Pedra da Contenda. Trilha em Nova Iguaçu.
Cume da Pedra da Contenda.

Do alto dos seus 426 metros, é possível avistar a cidade de Nova Iguaçu e a continuidade da Serra do Vulcão.

Existem pelo menos duas maneiras principais para chegar até o cume da Pedra da Contenda: uma pelo Parque de Nova Iguaçu; outra pela Av. Abílio Augusto Távora, próximo à Unig. Nos dois caminhos, você vai encontrar uma trilha bem marcada, moderada e sem muitos obstáculos. Mas com uma vista muito bonita.

Dica: é possível fazer uma travessia que vai da Av. Abílio Augusto Távora, passando pela Pedra da Contenda e termina com um banho de cachoeira no Parque de Nova Iguaçu. O trajeto passa a ter aproximadamente 10km.

Informações sobre a trilha da Pedra da Contenda

Nível: leve/moderada
Duração: 1h – 1h30min na ida
Distância: aproximadamente 4km (ida)

Link da descrição completa da trilha pelo Parque de Nova Iguaçu.

Link da descrição completa da trilha pela Av. Abílio Augusto Távora.

Trilha para a Pedreira Vigné

A Pedreira Vigné virou a trilha queridinha de Nova Iguaçu em pouquíssimo tempo. E não é pra menos, a trilha de fácil acesso, com uma vista bem legal para o shopping e para a cidade de Nova Iguaçu formam a combinação perfeita para todo mundo querer uma foto no local.

Trilha da Pedreira Vigné, em Nova Iguaçu
Vista do mirante da Pedreira Vigné em Nova Iguaçu.

Essa é mais uma que oferece pelo menos 2 caminhos principais para chegar até a Pedreira: pelo Parque de Nova Iguaçu; e pela Av. Abílio Augusto Távora. Particularmente, prefiro seguir pelo Parque de Nova Iguaçu. O caminho é bem menos exposto ao sol e ainda tem a possibilidade de aproveitar as cachoeiras na volta.

Entretanto, os 190 metros de altitude na Pedreira Vigné não são exatamente o ponto mais alto da trilha. Literalmente no meio do caminho você chega a aproximadamente 340m de altitude, o que torna a trilha mais balanceada no quesito ganho de elevação.

Dica: é possível fazer uma travessia que vai da Av. Abílio Augusto Távora, passando pela Pedreira e terminando com um banho de cachoeira no Parque de Nova Iguaçu. Nesse caso, o trajeto passa a ter aproximadamente 10km.

Informações sobre a trilha da Pedreira Vigné

Nível: leve/moderada
Duração: 1h – 1h30 na ida
Distância: aproximadamente 4,5km (ida)

Link para a descrição completa da trilha da Pedreira pelo Parque de Nova Iguaçu.

Link para a descrição completa da trilha da Pedreira pela Av. Abílio Augusto Távora.

Trilha para rampa de voo livre na Serra do Vulcão

A trilha da Serra do Vulcão que leva até a rampa de voo livre talvez a mais conhecida de Nova Iguaçu. Com diversos mirantes, mudanças na paisagem que vão de vales, floresta e vista para diversos bairros da cidade, este trekking atrai milhares de aventureiros todos os anos.

Trilha da Serra do Vulcão
Trilha da Serra do Vulcão. No final da trilha, rampa de voo livre, altitude de 850 metros.

Embora seja muito procurada, a trilha da Serra do Vulcão é desafiadora. Somando ida e volta, são aproximadamente 14km de percurso; bastante ganho de elevação (na ida, são subidas e mais subidas, somando +800m de elevação) e tem ainda a alta exposição ao sol – o que torna as coisas um pouco mais difíceis.

Se você acha que a tão falada trilha da Pedra da Gávea é puxada, é porque você ainda não conhece a trilha da Serra do Vulcão.

Dicas

A trilha é muito exposta e tem longos trechos de subida. Recomendo levar pelo menos 2L de água por pessoa. Outra recomendação é o uso de chapéu, viseira, boné.

A área da rampa de voo livre é totalmente exposta ao tempo. Ou seja, no verão e/ou em dias muito quentes, fica bastante difícil aproveitar a vista tranquilamente. Particularmente eu evito trilhas assim em dias de muito sol. Mas se você fizer asism mesmo, leve uma canga, barraca/abrigo ou alguma proteção contra o sol.

Link para a descrição completa da trilha da Serra do Vulcão – rampa de voo livre.

Cachoeiras: Circuito das águas no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

Depois de tanto andar pelas melhores trilhas de Nova Iguaçu, pra fechar com chave de ouro, banho de cachoeira. E no Parque de Nova Iguaçu você estará bem servido: entre poços e cachoeiras, são pelo menos 11 pontos pra você se refrescar no Circuito das Águas.

Logo no início do parque, a menos de 1km de caminhada, você já encontra o primeiro poço: Poço da Paixão. Mas minha recomendação é visitar os mais conhecidos e mais bonitos: Poço das Cobras, Poço do Casarão, Janela do Céu e Poço da Natureza.

Dica: aos domingos, principalmente em dia de muito calor, as cachoeiras do Parque de Nova Iguaçu ficam muito cheias – muito mesmo.

Eu escrevi um post falando de cada um dos poços do parque, como chegar, opções de transporte público e tudo mais. Veja neste link a descrição completa do circuito das águas no Parque de Nova Iguaçu.

Informações sobre o Parque Natural de Nova Iguaçu

Funcionamento do parque: terça a domingo, de 8h às 16h.
É necessário levar documento de identidade com foto.
É proibido levar caixa de som, garrafas e utensílios de vidro, fazer fogueira/churrasco. Não seja a pessoa que estraga o rolê. Respeite as regras e cuide para que o parque seja um lugar de paz para todos nós.

Concluindo

Nova Iguaçu tem caminhos e lugares muito bonitos à sua espera. Desde trilhas curtas pra quem está começando até grandes travessias desafiadoras para os mais experientes no trekking. Dê uma chance a você mesmo e venha se aventurar pela Serra do Vulcão, se refrescar nas cachoeiras e se apaixonar pela cidade onde nasci e cresci.

Compartilhe este post

Quer conhecer esta trilha?

Se deu vontade de conhecer esse lugar e precisa de alguém experiente, fale com a gente.

SOBRE O AUTOR

Diego Fernandes

Diego paga os boletos com a Agência Xadrez, onde é diretor de negócios. Mas onde ele vive plenamente é na montanha, no mato, na Serra do Vulcão – onde ele mora.

Acho que você também vai gostar...

Conheça a Cachoeira Pegada do Gigante em Santo Aleixo. Um lugar maravilhoso pra se refrescar. Vem conferir e saiba como chegar.
A Pedra Mãe em Magé ainda é um destino pouco conhecido entre os trilheiros. Neste post contamos todos os detalhes sobre este trekking desafiador, mas com uma vista incrível.

Uma resposta

  1. Ola!!

    Adorei as dicas!
    Ja fiz algumas trilhas e esse contato com a Natureza me fascina mais e mais. Tenho limitações de mobilidade devido a uma artrodese no tornozelo esquerdo que me impede de flexionar o pé, mas ainda assim me aventuro em trilhas leve a moderadas.

    Desejo muitooo fazer algumas de Nova Iguaçu, aqui alistadas. Seja em grupo ou dupla. Tambem a de Magé.
    Ah, tambem desejo realizar um sonho: acampar!! se alguem compartilha dos mesmo gostos, so me chamar la no Insta @bruno.silvamachado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *