Cachoeira da Janjana em Tinguá, Nova Iguaçu

A Cachoeira da Janjana é bastante conhecida entre os iguaçuanos. Com acesso relativamente fácil por uma trilha de 4km (na ida) e boas opções de transporte público, esse paraíso com diversos poços para se refrescar é bastante frequentado.

Localizado em uma Área de Preservação Ambiental, a Cachoeira da Janjana atrai todo o tipo de público: desde praticantes de rapel (que costuma ocorrer praticamente todo sábado) até religiosos de diversas vertentes praticando seus cultos.

Neste post conto como chegar na cachoeira, como é a trilha e deixo meu relato do que vejo sempre que vou até lá.

Índice do post

Como chegar na Cachoeira da Janjana

Chegar na Cachoeira da Janjana não é difícil. Indo de carro ou de transporte público, você não encontrará dificuldades em chegar até lá.

Saída da estrada para início da trilha até a Cachoeira da Janjana
De ônibus ou de carro, você vai sair da estrada neste ponto e seguir pela caminho de terra batida à esquerda.

Chegando de carro

Um bom caminho para ir de carro até a Cachoeira da Janjana – pra quem vem do Centro de Nova Iguaçu ou municípios mais para o lado da cidade do Rio de Janeiro – é seguir pela Dutra e pegar a saída do Viaduto da Posse. Depois seguir pela Estrada Federal de Tinguá.

Você pode conferir a melhor rota pra você neste link com a localização exata no Google Maps.

Pela Estrada de Tinguá, você vai passar pelas ruínas da Fazenda São Bernardino, pelo acesso ao cemitério dos escravos e ruínas do Porto Iguaçu. Vale um passeio por esses lugares na volta.

Se você optar por ir de carro, pode encontrar dificuldade para estacionar. Aos fins de semana – especialmente nos domingos – o lugar fica muito cheio. Tanto que a disputa pelas pouquíssimas vagas na estrada de terra batida é muito grande.

Entretanto, ir de carro tem uma boa vantagem para os que não gostam de andar: o caminho entre o carro e a cachoeira fica a menos de 30 minutos.

Chegando de transporte público

Se você optar (ou não tiver escolha) em ir de transporte público, tem algumas linhas de ônibus que saem do Centro de Nova Iguaçu e podem te deixar no início da trilha, como as linhas 111 e 112.

Você pode verificar quais são as melhores opções de transporte público pra você neste link.

Como é a trilha até Cachoeira da Janjana

A trilha até a cachoeira da Janjana é moderada. São caminhos retos com algumas bifurcações – nas mais importantes, existem placas sinalizando “Estrada da Janjana“. Basta seguir estas placas.

De todo modo são caminhos retos, sem obstáculos e de terra batida.

Mapa da trilha até a Cachoeira da Janjana
Mapa da trilha até a Cachoeira da Janjana.

Importante: a trilha é bastante exposta ao tempo. Se for um dia de sol forte, você vai tomar muito sol em praticamente todo o caminho. Aconselho levar proteção como chapéu/boné/viseira, óculos de sol, roupas com proteção UV e abusar do protetor solar.

Na trilha da cachoeira da janjana
Ao avistar este local, você já terá percorrido mais da metade da trilha.

Fotos da Cachoeira da Janjana

A Cachoeira da Janjana é muito bonita. Ainda é possível subir o rio e visitar diversos poços pra se refrescar.

Dicas

Como em toda cachoeira, se puder, evite ir aos domingos, quando está muito cheia. No caso da Janjana, é de passar raiva por conta de tanta bagunça e sujeira.

Tinguá foi um lugar de grande importância no século XIX e conta com muitos locais históricos. Vale a pena visitar alguns desses lugares (como as ruínas da Fazenda São Bernardino e o cemitério dos escravos) e conhecer um pouco a história do município.

Considerações

A Cachoeira da Janjana vem sofrendo com a visita intensa de pessoas que não se importam em conservar o local, que faz todo tipo de degradação: sujeira com restos de comida, muito lixo, aparelho de som alto, fumaça e mais uma série de absurdos que estão cada vez mais normalizados.

É muito triste ver que esse cenário está cada vez mais comum nas cachoeiras. Você que chegou até aqui, aproveite enquanto é tempo. Visite, faça sua parte para conservar paraísos como esse. Ajude a conscientizar outras pessoas.

Compartilhe este post

Quer conhecer esta trilha?

Se deu vontade de conhecer esse lugar e precisa de alguém experiente, fale com a gente.

SOBRE O AUTOR

Diego Fernandes

Diego paga os boletos com a Agência Xadrez, onde é diretor de negócios. Mas onde ele vive plenamente é na montanha, no mato, na Serra do Vulcão – onde ele mora.

Acho que você também vai gostar...

Conheça a Cachoeira Pegada do Gigante em Santo Aleixo. Um lugar maravilhoso pra se refrescar. Vem conferir e saiba como chegar.

Respostas de 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *