Mirante do Iguassu: uma trilha para vislumbrar o Parque de Nova Iguaçu

Inaugurado em julho de 2024, o Mirante do Iguassu é um espaço que promete ser bastante disputado para fotos. Com uma vista privilegiada para a floresta do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, que vem ganhando bastante notoriedade nos últimos meses, o lugar tem tudo para ser o novo destino de trilheiros.

Neste post, você confere todos os detalhes para conhecer este novo ponto turístico da Baixada Fluminense.

Índice do post

Como chegar na trilha

A trilha até o Mirante do Iguassu acontece dentro do Parque de Nova Iguaçu. Para chegar lá, é precisa percorrer um caminho de aproximadamente 2km de terra batida que pode ser feito de carro ou moto. Mas lá não existe estacionamento e você vai precisar deixar encostado próximo à entrada – tem flanelinhas na entrada do parque.

E para chegar à essa estrada, existem 2 formas: por Mesquita e por Nova Iguaçu. No fim do post deixei links para você consultar opções de transporte público e localização do parque, se vier de carro/Uber.

Uma boa referência (pra quem usa transporte público) é a estação de trem de Juscelino, em Mesquita. Aqui tem uma imagem do Google Maps mostrando o caminho da estação até a entrada do parque. São 2,9km de caminhada (cerca de 42 minutos).

Como é a trilha

A trilha para o recém-inaugurado Mirante Iguassu é considerada moderada e com exposição mediana. Na verdade é a mesma trilha para a Pedra da Contenda, o que muda é o trecho final: depois de mais ou menos 2,3km de caminhada, é preciso pegar uma bifurcação quase escondida à esquerda.

O nível de exposição é considerado médio. São alguns poucos trechos sem proteção do sol, mas boa parte da trilha é feita sob árvores que provém alguma sombra.

Uma trilha com belos mirantes

Até chegar no Mirante Iguassu, você vai passar por trechos com belíssimos panoramas, como o mirante do Levi, a Varginha e um mirante bem no trecho final.

Curiosidade sobre a Varginha

O vale conhecido como Varginha, caminho para a trilha do Mirante Vigné (também conhecido como mirante da pedreira), na verdade é a cratera do vulcão de Nova Iguaçu. O formato cônico tradicional de um vulcão já não pode mais ser visto devido à degradação de aproximadamente 60 milhões de anos. Mas é possível notar que o vale fica exatamente no centro, rodeado de morros.

Fotos

Embora o destino final seja o Mirante do Iguassu, podemos chamar a trilha de “Trilha dos Mirantes”. Passamos por pelo menos 4 áreas de panoramas em apenas 2,5km de caminhada.

Compartilhe este post

Quer conhecer esta trilha?

Se deu vontade de conhecer esse lugar e precisa de alguém experiente, fale com a gente.

SOBRE O AUTOR

Diego Fernandes

Diego paga os boletos com a Agência Xadrez, onde é diretor de negócios. Mas onde ele vive plenamente é na montanha, no mato, na Serra do Vulcão – onde ele mora.

Acho que você também vai gostar...

A Pedra Mãe em Magé ainda é um destino pouco conhecido entre os trilheiros. Neste post contamos todos os detalhes sobre este trekking desafiador, mas com uma vista incrível.
Conheça a travessia Japeri x Seropédica. Uma trilha moderada com uma linda vista 360 para os morros de Japeri, Seropédica e cidades vizinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *