Cachoeiras. Meu lugar favorito no verão – e em qualquer época do ano. E tenho o privilégio de morar bem pertinho do Parque Natural de Nova Iguaçu, onde tem pelo menos 14 poços e cachoeiras para todos os gostos: dos mais tranquilos e rasos até os profundos para um mergulho.
Neste post vou falar sobre cada um dos poços e cachoeiras do Parque de Natural de Nova Iguaçu, deixar algumas dicas e links de como chegar, localização e informações sobre o parque – tudo o que você precisa saber para um dia inteiro de diversão.
Índice do post
- As cachoeiras do Parque Natural de Nova Iguaçu
- Dicas
- Sobre o parque de Nova Iguaçu
- Links úteis (como chegar, etc)
As cachoeiras do Parque Natural de Nova Iguaçu
O Parque de Nova Iguaçu conta com uma área de 1.100 hectares de área protegida da Mata Atlântica que rodeiam inúmeras cachoeiras e poços. Aqui vou listar os principais, os mais acessíveis – e alguns nem tão conhecidos assim pra você que gosta de um lugar mais reservado pra curtir a paz da natureza.
A estrada que te leva até o parque segue margeando o rio. E logo no início do parque, antes de completar 1km de caminhada, você encontra o primeiro poço: Poço da Paixão.
Poço da paixão
O Poço da Paixão é um dos mais tranquilos e rasos. Somando o fato de ser o mais próximo do parque, é ideal para quem vai com as crianças mais novinhas e pessoas com maior dificuldade de locomoção.
Distância aproximada da entrada do parque: 900m.
Poço do paredão
Seguindo o caminho do circuito, pouquíssimos metros à frente depois do Poço da Paixão, você encontra o Poço do paredão. Um poço um pouco mais profundo, mas igualmente tranquilo.
Entretanto a faixa de pedras para se acomodar é uma pequena. Devido a essa limitação, não costuma estar cheio.
Poço da hidromassagem
Ok, aqui o nome deste poço costuma enganar um pouco rs.
Apesar de se chamar Poço da hidromassagem, não conta com uma corrente de água forte o suficiente para você se acomodar e se sentir numa banheira de hidromassagem. Mas vale a pena se você estiver com preguiça de seguir para os poços mais à frente.
Poço sereno
Confesso que esse poço não tem tantos atrativos. Mas fica a menção honrosa.
Poço do escorrega
O Poço do escorrega é uma boa pedida para quem vai com as crianças. Como o nome já denuncia, existe uma pedra com queda d’água que funciona perfeitamente como um escorrega.
Além disso tem uma boa faixa de pedra para você se acomodar e guardar seus pertences.
Poço das cobras
Este é meu preferido! Com uma cascata perfeita para massagear com força suas costas e altura boa pra dar um tchibum, o Poço das Cobras tem uma boa faixa de pedras, profundidade para todas as idades: começa bem raso e vai se aprofundando, chegando a aproximadamente 2 metros na época de boa vazão.
Logo ao lado tem o poço escondido, onde a água segue seu fluxo no rio. Um lugar bastante reservado: ninguém costuma ficar ali. É onde eu busco refúgio quando o poço está mais cheio (fica aí a dica).
Poço do casarão
O Poço do Casarão recebe esse nome por estar logo ao lado das ruínas da sede da Fazenda Dona Eugênia, um casarão construído no final do século XIX. Devido à degradação acelerada e falta de conservação, sobrou pouca coisa para contar história do lugar.
Este é um dos poços mais frequentados. Conta com uma cascata, ampla faixa de pedras e talvez o poço mais largo do parque. Aos domingos, fica muito cheio – aliás, é o poço que costuma estar mais cheio de gente.
Poço das esmeraldas
Logo ao lado do Poço do Casarão fica o Poço das Esmeraldas.
Apesar do nome, a água com tom de verde não costuma estar transparente e esplendorosa. Mas é um poço bem bacana para mergulhar e nadar.
Cachoeira véu da noiva
Quem frequenta cachoeira já está acostumado a frequentar um Véu de noiva da cidade – cada cidade tem uma rs. Brincadeiras à parte, esta é a cascata com a maior queda d’água do parque.
No entanto, não é fácil encontrar a cascata com vazão forte de água. O melhor proveito se dá no poço formado em frente a ela.
Janela do céu
A Janela do Céu do Parque de Nova Iguaçu é outro ponto bastante procurado para quem quer fazer uma bela foto para o Instagram. Com uma paisagem linda, vista para a Serra do Vulcão e um poço intimista, esta atração costuma atrair o perfil mais “blogueirinho”.
Por conta da alta procura com o mero objetivo de fazer fotos, o lugar fica muito cheio, com uma fila grande só para isso. Como o poço é bem pequeno, fica inviável passar um tempinho no lugar para se banhar e relaxar.
Dica: se você quer aproveitar a Janela do Céu não só pelas fotos, recomendo visitar essa atração em dia de semana, se possível. Aos fins de semana fica impraticável.
Poço da natureza
Um dos melhores e mais bonitos poços do parque. Por ser o mais distante, pouca gente chega até lá. Ou seja, não costuma estar cheio. É um verdadeiro refúgio pra quem quer tomar um banho de rio na paz e na tranquilidade da natureza.
Treklog – veja como é o percurso
Confira no vídeo abaixo o percurso do Circuito das Águas no Parque Natural de Nova Iguaçu. Veja a distância percorrida, os trechos de subida, descida e outros detalhes.
Dicas
Já que o parque é cortado por um rio de ponta a ponta, é bem possível que você encontre um poço ou uma queda d’água que não esteja listado aqui. Eu mesmo gosto bastante do trecho que fica mais abaixo do poço das cobras: costuma ficar vazio, a água corre bem e tem pedras perfeitas pra tirar uma soneca.
Aos fins de semana (principalmente no domingo), o parque costuma ficar muito cheio. Ou seja, dor de cabeça pra estacionar (quem vai de carro) e dor de cabeça pra quem quer ficar na paz do silêncio.
Sobre o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu
Funcionamento do parque: terça a domingo, de 8h às 16h.
É necessário levar documento de identidade com foto.
É proibido levar caixa de som, garrafas e utensílios de vidro, fazer fogueira/churrasco. Não seja a pessoa que estraga o rolê. Respeite as regras e cuide para que o parque seja um lugar de paz para todos nós.