Se você procura por uma trilha bem fácil, que mais parece um passeio no bosque, essa trilha é pra você. Com apenas 2km de caminhada por um caminho bem marcado você chega ao cume da Pedra do 32 – também conhecida como Pedra Lendária.
Neste post vou te mostrar como chegar lá, o que você precisa saber e te dar algumas dicas para aproveitar bem o passeio. Bora nessa?
Índice do post
Como chegar na trilha da Pedra do 32
A trilha começa na rua Aquinal de Souza Pires, uma rua residencial bem tranquila. Fica de esquina com a estrada Rio São Paulo, com bastante comércio nas proximidades. Pra quem vai de carro ou moto, é bem fácil de estacionar: no início da rua tem bastante espaço.
Pra quem vai de transporte público, existem algumas opções de ônibus e vans que deixam em frente à rua onde começa a trilha.
Entretanto, a oferta não costuma ser farta se você vem de outros municípios, já que o bairro Km 32 fica a 40 minutos do Centro de Nova Iguaçu, quase chegando em Campo Grande.
De todo modo, no final deste post tem um link para você consultar as opções de transporte público.
Como é a trilha da Pedra do 32
A trilha da Pedra da Pedra do 32 é considerada fácil. Uma caminhada de aproximadamente 40 minutos, com ganho de elevação relativamente leve (cerca de 320 metros), você vai passar por belos mirantes, corredores de árvores e trechos de vegetação aberta.
A trilha tem exposição alta. No começo da trilha, o caminho é bastante arborizado, oferecendo abrigo do sol, com subidas bem curtas e com pouca elevação.
Mas depois de 15 minutos, a trilha segue diferente: as subidas se fazem mais presentes e um pouco mais íngremes, mas nada muito desafiador. E a caminhada passa a ser sob completa exposição ao tempo.
Chegando no cume
A trecho final da trilha da Pedra do 32 talvez seja o único momento que traga desafios aos trilheiros menos experientes. Para chegar na Pedra, é preciso fazer uma pequena escalada – na verdade é só um trechinho bem curtinho mesmo – mas que requer atenção.
O visual do alto dos seus 377 metros de altitude é muito bonito, com vista para Japeri, Seropédica, rio Guandu (inclusive para a estação de tratamento) até parte de Campo Grande, Santíssimo e alguns outros bairros da Zona Norte.
No geral, a trilha da Pedra do 32 é bem legal e vai proporcionar belíssimas paisagens, mostrando desde a cidade até os morros verdejantes.
Fotos da trilha da Pedra do 32
Dicas
Se você optar por ir em um dia ensolarado, leve chapéu, boné, viseira… alguma proteção contra o sol. Metade do caminho é exposto e no cume tem poucos pontos para você se abrigar enquanto aprecia a vista.
Particularmente prefiro fazer essa trilha no fim da tarde para ver o pôr-do-sol. A luz do sol poente confere um visual ainda mais bonito à paisagem, além de proporcionar temperatura mais agradável.