Trilha da Pedreira Vigné

A trilha da Pedreira Vigné em Nova Iguaçu, também conhecida como Pedreira do Shopping, tem chamado bastante atenção. O belíssimo visual do mirante da Pedreira Vigné com o Shopping aos seus pés, a cidade no horizonte e as montanhas protegidas pela Reserva Biológica do Tinguá ao fundo, são um grande chamariz para este trekking.

Neste post explico como chegar até os 176m de altitude da pedreira, deixo dicas, links úteis e outras informações importantes. Bora?

Índice do post

Como chegar na trilha da Pedra da Contenda

O que muita gente não sabe, é que existem pelo menos 2 caminhos para se chegar até o mirante: pelo Parque Natural de Nova Iguaçu e pela Abílio Augusto Távora (em frente à Unig).

Começando pelo Parque de Nova Iguaçu

Chegar no Parque de Nova Iguaçu não é difícil. No entanto, a melhor forma de chegar até o parque é caminhando. Não existe estacionamento no local (tem flanelinhas e a rua é bastante estreita).

No final do post, na seção links úteis, tem links para você consultar opções de transporte público, localização do parque no Google Maps, etc.

Uma boa referência é a estação de trem de Juscelino, em Mesquita. A distância entre a estação e a entrada do parque tem aproximadamente 2,9km. O mapa a seguir mostra as direções, bem fácil de chegar.

Mapa do caminho entre a estação de Juscelino até o parque de Nova Iguaçu
Caminho da estação de trem Juscelino até o Parque de Nova Iguaçu

Clique aqui e veja o trajeto a pé da estação Juscelino até o parque de Nova Iguaçu – Google maps (2,9km).

Outra boa referência é o Teatro Nova Iguaçu, de frente para a linha de trem. A partir deste ponto, basta seguir para a Rua Helcio Chambarelli até o final, conforme mostra o mapa abaixo.

Mapa mostrando o caminho para o Parque Natural de Nova Iguaçu, começando pelo Teatro Nova Iguaçu.
Caminho do Teatro Nova Iguaçu até o Parque de Nova Iguaçu

Clique aqui e veja o trajeto a pé do Teatro Nova Iguaçu até o parque de Nova Iguaçu – Google maps (3,1km).

Começando em frente à Unig

Agora, se você optar por começar a trilha na Av. Abílio Augusto Távora, em frente à Unig, a trilha começa na rua Miguel Teixeira Carvalho. Uma rua residencial, bem tranquila e que fica ao lado do posto Shell. Tem um sacolão e uma tenda de frango assado logo na esquina, não tem como errar.

Imagem da Rua Miguel Teixeira Carvalho, início das trilhas na Serra do Vulcão.
Foto da Rua Miguel Teixeira de Carvalho, início da trilha. Fonte: Google.

Quem vem de carro não vai encontrar dificuldades para estacionar. Existem várias ruas pouco movimentadas nas proximidades.

Já pra quem precisa ir de transporte público, tem várias opções de ônibus e vans partindo do Centro de Nova Iguaçu e outros municípios.

Pra facilitar, na seção links úteis deixei o link dessa rua no Google Maps. Também adicionei link com os ônibus que passam no local.

Como é a trilha da Pedreira Vigné

Embora o destino final seja o mesmo, a Pedreira Vigné, os dois trajetos são bastante diferentes.

A trilha da Pedreira Vigné pelo Parque de Nova Iguaçu conta com menos exposição ao sol. Além disso, ainda dá pra aproveitar as cachoeiras do parque na volta pra fechar o passeio de alma lavada.

Agora, se você preferir seguir a trilha da Pedreira Vigné pela Unig, vai encontrar um caminho bastante exposto ao tempo (e costuma ser bem quente).

Trilha da Pedreira Vigné pelo Parque Natural de Nova Iguaçu

A trilha até a Pedreira Vigné pelo Parque de Nova Iguaçu é uma trilha considerada fácil/moderada. Não oferece obstáculos, bem marcada, bem sinalizada com baixo ganho de elevação e de aproximadamente 4km (na ida, contando a partir da entrada do parque).

Com belos mirantes e panoramas com vista para a floresta, vales e a cidade de Nova Iguaçu, a trilha segue o mesmo caminho para a Contenda até a Praça do Boi. Daí em diante, ou você segue para a Contenda, ou você segue para a Pedreira Vigné.

Bifurcação na trilha da Contenda
Praça do Boi. À esquerda, caminho até a Contenda. À direita, caminho até a Pedreira.

Seguimos pela trilha da varginha, o mesmo caminho que leva até a Pedra da Contenda. Já no início da trilha passamos pelo trecho de subida mais íngreme: são aproximadamente 180m de elevação em 1,3km de caminhada.

Aliás, depois do primeiro trecho, você vai chegar ao ponto mais alto da trilha: a praça do boi, aos 310 metros de altitude.

Atualização: Na praça do boi existiam banquinhos, proporcionando um bom lugar para descansar e beber uma água. Mas recentemente retiraram para fazer o manejo da estrada. Uma pena.

Depois da praça do Boi, você vai seguir por uma descidinha, passando por um vale muito bonito. Durante a descida será possível avistar o mirante da pedreira bem ao fundo.

A trilha da Pedreira Vigné é bastante exposta ao sol. Minha sugestão é abusar do protetor solar, usar chapéu, camisas UV, etc. O mirante também é muito exposto e não venta muito. Costuma ficar bastante abafado.

Trilha da Pedreira Vigné pela Abílio Augusto Távora (Unig)

Já o caminho para a Pedreira Vigné seguindo pela Abílio Augusto Távora, talvez o caminho mais conhecido e praticado, tem maior exposição ao sol (praticamente todo o caminho, quase 5km na ida) e maior ganho de elevação. Mas ainda assim, uma trilha fácil/moderada.

Mapa da trilha da pedreira via Unig
Mapa da trilha da pedreira via Abílio Augusto Távora

A trilha da pedreira segue com bastante ganho de elevação até a metade do caminho, quando começa a ficar um pouco mais equilibrada. E como é praticamente totalmente exposta ao sol, a subida se torna um pouco mais puxada, mas não é difícil de vencê-la.

Bifurcação

A trilha segue o mesmo caminho até a rampa de voo livre e Pedra da Contenda, passando pelo Quiosque Tenda da Família, pela Cabana Vulcão… até antes do subidão, onde existe uma bifurcação bem clara. Nessa bifurcação, siga pela esquerda.

Bifurcação para seguir para a Pedra da Contenda.
Bifurcação sinalizada. Crédito: Trilhas da Minha Terra.

Nesse ponto, por volta de 2,3km de caminhada, você terá atingido o ponto mais alto da trilha. Após passar por essa bifurcação, você passa por um trecho onde o solo não é tão erodido e com um pouco mais de vegetação, começando com capim navalha que costuma estar alto – mas nada que atrapalhe de ver o caminho.

Aliás, a trilha da Pedreira Vigné recebeu sinalização recentemente. O caminho é bem marcado e é fácil de se localizar. Mas a plaquinha colocada na bifurcação, ajuda bastante aos menos avisados.

A essa altura você estará em propriedade particular. Pratique o respeito e não mexa em nada. É nossa responsabilidade preservar o local para que outras pessoas possam aproveitar o passeio também.

Depois de vencer esse último trecho, você já consegue avistar o mirante bem de perto e faltam poucos metros para chegar até lá. Aproveite a vista, faça belas fotos, mas não arrisque sua vida a troco de likes.

Comentário: A maioria das pessoas costuma fazer a trilha da Pedreira por este caminho – em comparação ao caminho pelo Parque de Nova Iguaçu. Acredito que isso aconteça por conta da maior facilidade de chegar ao início da trilha: de carro é fácil de estacionar, de transporte público tem diversas opções.

Bônus: Trilha da Pedreira Vigné pela Rua Dona Rita

Se você quer chegar até a Pedreira Vigné sem muito esforço, só para aproveitar a vista do lugar, esta é a opção perfeita. O caminho é tão fácil e tão curto que fica difícil chamar de trilha rs.

Como chegar

A “trilha” começa na rua Dona Rita – partindo do Centro de Nova Iguaçu é a penúltima rua à esquerda antes do Shopping (pra quem vem do Centro de Nova Iguaçu). Você vai subir uma escada com corrimão e logo em seguida virar à direita. Daí em diante, é só seguir o caminho, de menos de 1km.

Mapa da trilha da pedreira via rua Dona Rita
Mapa da trilha da pedreira via rua Dona Rita

Fotos da trilha da Pedreira Vigné

Dicas

O mirante da Pedreira Vigné é totalmente exposto ao sol, não existe sombra no local. Se você planeja ficar um tempo longo no lugar, pense em levar alguma proteção como barraca/abrigo, toalha, canga, sombrinha, etc.

Se você for pelo Parque de Nova Iguaçu, logo antes de entrar de vez para a trilha da Varginha, tem a antiga Pedreira São José. É um espaço excelente para fazer piquenique, slackline, meditar, brincar com as crianças… Enfim, um lugar bem legal. Minha dica: antes de partir pra trilha, aqui é um ótimo lugar pra fazer um lanche e subir cheio de energia.

Já no mirante da Pedreira, quase todo mundo gosta de parar e ficar bem perto da pedreira para fazer as fotos, lanchar e aproveitar o visual por lá. Mas o ponto mais legal, na minha opinião, é a parte alta. Além de ser mais fresquinho por conta do vento que corre, tem a vista mais privilegiada da cidade e também do vale por onde percorremos até chegar à pedreira.

Caminho para a Pedreira Vigné, bifurcação.
Momento exato para subir à parte alta da pedreira. Na descida final, chegando na Pedreira, existe um caminho gramado que leva até a parte alta da pedreira.

O Parque Natural de Nova Iguaçu tem vários poços e cachoeiras bem legais para banho. Na volta da trilha, você pode aproveitar pra se refrescar e fechar o passeio de alma lavada – recomendo o Poço das Cobras, meu favorito.

Aqui tem um post falando só sobre as cachoeiras do parque.

Concluindo

Particularmente, prefiro fazer a caminhada pelo Parque de Nova Iguaçu. É mais bonito, mais fresco e ainda dá pra aproveitar as várias cachoeiras. Independentemente do caminho que você decidir seguir, vai encontrar belas paisagens e uma trilha bem marcada.

Você já fez essa trilha? Conta pra gente nos comentários como foi 🙂

Compartilhe este post

Quer conhecer esta trilha?

Se deu vontade de conhecer esse lugar e precisa de alguém experiente, fale com a gente.

SOBRE O AUTOR

Diego Fernandes

Diego paga os boletos com a Agência Xadrez, onde é diretor de negócios. Mas onde ele vive plenamente é na montanha, no mato, na Serra do Vulcão – onde ele mora.

Acho que você também vai gostar...

A Pedra Mãe em Magé ainda é um destino pouco conhecido entre os trilheiros. Neste post contamos todos os detalhes sobre este trekking desafiador, mas com uma vista incrível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *