Trilha Pedra da Contenda

A Trilha da Pedra da Contenda é um dos trekkings mais conhecidos da cidade de Nova Iguaçu. E não é pra menos: um bom ponto para a prática de rapel, um belo visual para a Serra do Vulcão e uma caminhada fácil de fazer.

Neste post, te mostro tudo que você precisa saber para fazer a trilha da Pedra da Contenda. Vou te explicar como chegar, o que precisa levar, distância, dicas e deixar alguns links úteis. Vamos nessa?

Índice do post

Como chegar na trilha da Pedra da Contenda

Existem duas formas de chegar até o cume da Pedra da Contenda: pelo Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu e pela estrada Abílio Augusto Távora, em frente à Unig.

Começando pelo Parque de Nova Iguaçu

Embora o início “oficial” da trilha seja na entrada do Parque de Nova Iguaçu, para chegar até lá, você precisa percorrer um caminho de aproximadamente 2km de terra batida e pedras (pode ser feito de carro, mas lembrando que lá não existe estacionamento – tem flanelinhas na entrada do parque).

Ou seja, a trilha começa antes mesmo de chegar no parque.

E para chegar à essa estrada, existem 2 formas: por Mesquita; e por Nova Iguaçu. No fim do post deixei links para você consultar opções de transporte público e localização do parque, se vier de carro/Uber.

Uma boa referência (pra quem usa transporte público) é a estação de trem de Juscelino, em Mesquita. Aqui tem uma imagem do Google Maps mostrando o caminho da estação até a entrada do parque. São 2,9km de caminhada (cerca de 42 minutos).

Mapa do caminho entre a estação de Juscelino até o parque de Nova Iguaçu
Caminho da estação de trem Juscelino até o Parque de Nova Iguaçu

Clique aqui e veja o trajeto a pé da estação até o parque no Google maps (2,9km).

Começando em frente à Unig

Caso você opte por fazer a trilha começa em frente à Unig, que fica na Av. Abílio Augusto Távora (antiga estrada de Madureira), procure a rua Miguel Teixeira de Carvalho. Uma rua residencial, bem tranquila e que fica ao lado do posto Shell, em frente à Unig. Tem um sacolão e uma tenda de frango assado logo na esquina, não tem como errar.

Imagem da Rua Miguel Teixeira Carvalho, início das trilhas na Serra do Vulcão.
Foto da Rua Miguel Teixeira de Carvalho, início da trilha. Fonte: Google.

Este ponto de partida é o mesmo que segue para a rampa de voo livre e também para a Pedreira Vigné.

Quem vem de carro não vai encontrar dificuldades para estacionar. Existem várias ruas pouco movimentadas nas proximidades.

Já pra quem precisa ir de transporte público, tem várias opções de ônibus e vans partindo do Centro de Nova Iguaçu e outros municípios.

Pra facilitar, na seção links úteis deixei o link dessa rua no Google Maps. Também adicionei link com os ônibus que passam no local.

Como é a trilha da Pedra da Contenda

Embora o destino final seja o mesmo, a Pedra da Contenda, os dois trajetos são bastante diferentes.

A trilha da Pedra da Contenda pelo Parque de Nova Iguaçu tem subida um pouco mais íngreme e um pouco mais curta (contando a partir da entrada do parque). Mas conta com menos exposição ao sol. Aliás, ainda dá pra pegar uma cachoeira na volta pra fechar o passeio de alma lavada.

Agora, se você preferir seguir a trilha da Pedra da Contenda pela Unig, vai encontrar um caminho bastante exposto ao tempo (e costuma ser bem quente).

Pedra da Contenda via Parque de Nova Iguaçu

A trilha para a Pedra da Contenda é relativamente fácil de se fazer. Contando a partir da entrada do parque, a trilha tem aproximadamente 2,5km (só na ida. São 5km no total). Bem marcada (caminho bem traçado e bem visível), bem sinalizada (com as placas pelo caminho) e com praticamente nenhum obstáculo.

Mapa da trilha Pedra da Contenda pelo Parque de Nova Iguaçu
Mapa da trilha Pedra da Contenda pelo Parque de Nova Iguaçu

O início da trilha é o trecho mais íngreme. Ao entrar na trilha da varginha (seguir pela direita ao entrar no parque) você receberá as boas-vindas com um belo trecho de subida, ganhando boa altitude. Depois desse trecho, vira um passeio no parque.

Uma trilha com pouca exposição ao sol

Dos 2,5km de trilha (na ida), você vai seguir boa parte protegido do sol por conta das árvores.

No entanto, se estiver fazendo a trilha no verão ou em épocas de chuva, vai passar também por alguns trechos de água corrente, mas não aconselho usar para consumo.

Uma trilha com belos mirantes

Apesar da curta duração, a trilha até a Pedra da Contenda conta com clareiras e praças com lindos avistamentos para a Serra do Vulcão, para a cidade de Nova Iguaçu e para alguns vales.

Pedra da Contenda via estrada Abílio Augusto Távora (Unig)

A trilha da Pedra da Contenda, começando na Unig, é considerada fácil/moderada. São aproximadamente 3,5km de caminhada na ida (somando um total de aproximadamente 7km) com trilha bem marcada – caminho com traçado fácil de reconhecer e seguir.

Entretanto, seguindo este caminho, a trilha é bastante exposta. Boa parte do caminho, que conta com muita subida, acontece debaixo de muito sol – inclusive no pico, onde não tem muita árvore pra te proteger enquanto você aprecia a vista.

A trilha não é totalmente sinalizada. Mas basta seguir o caminho fácil de reconhecer. Existe só um ponto-chave, mas recebeu sinalização recentemente.

Bifurcação

A trilha segue o mesmo caminho até a rampa de voo livre e Pedreira Vigné, passando pelo Quiosque Tenda da Família e pela Cabana Vulcão… até antes do subidão, onde existe uma bifurcação bem clara. Nessa bifurcação, siga pela esquerda.

Pedra da Contenda Via Grotão – caminho alternativo

Existe uma via pouco explorada conhecida como Grotão. Uma vila de casas à beira do Rio Contenda, bastante arborizada e com traçado mais retilíneo. Particularmente, prefiro subir por este caminho. Além de se proteger do sol, economizamos alguns minutos de caminhada.

O caminho se inicia na bifurcação onde está a porteira do Instituto Terra Prometida e termina nos fundos da Tenda da Família.

Precisa de guia para fazer a trilha da Pedra da Contenda?

Não precisa de guia. A trilha é fácil de reconhecer o caminho, não exige conhecimentos avançados de orientação e não oferece grandes desafios. No entanto, se você tem pouca experiência em trilhas ou sente insegurança em passeios do tipo, recomendo a contratação de um guia experiente.

O que levar para a trilha da Pedra da Contenda?

A trilha da Pedra da Contenda é bastante exposta e você vai precisar levar o que for possível para se proteger do sol. E por se tratar de uma atividade de pelo menos 3h, leve lanches e bastante água. Resumindo, segue uma listinha:

Proteção do sol: óculos de sol, roupas UV, chapéu/boné/viseira, protetor solar

Alimentação/hidratação: água (pelo menos 2L), lanches para pelo menos 3h (sanduíches, frutas, castanhas, biscoitos e o que mais você tiver costume).

É sempre bom levar em toda trilha: medicamentos e material de primeiros socorros, lanterna.

Fotos da trilha da Pedra da Contenda

Dicas

Fazendo a trilha pelo Parque de Nova Iguaçu, logo antes de entrar de vez para a trilha da Varginha, tem a antiga Pedreira São José. É um espaço excelente para fazer piquenique, slackline, meditar, brincar com as crianças… Enfim, um lugar bem legal. Minha dica: antes de partir pra trilha, aqui é um ótimo lugar pra fazer um lanche e subir cheio de energia.

O pico da Pedra da Contenda é totalmente exposto ao sol, não existe sombra no local. Se você planeja ficar um tempo longo no lugar, recomendo começar a trilha bem cedo (no máximo, até as 7h). Assim você chega no topo com o sol ainda não tão forte.

O parque tem vários poços e cachoeiras bem legais para banho. Na volta da trilha, vale a pena parar em algum (nem precisa andar muito) pra fechar o passeio de alma e corpo lavados. Aqui tem um post falando só sobre as cachoeiras e poços do Parque de Nova Iguaçu.

Concluindo

A trilha da Pedra da Contenda é uma bom trekking que vai proporcionar bons momentos e belos visuais. Particularmente, prefiro fazer a caminhada pelo Parque de Nova Iguaçu. É mais bonito, mais fresco e ainda pode proporcionar um banhaço nas várias cachoeiras.

Porém, independentemente do caminho que você decidir seguir, vai encontrar belas paisagens e uma trilha bem marcada, fácil de se localizar.

Você já fez essa trilha? Conta pra gente nos comentários como foi 🙂

Compartilhe este post

Quer conhecer esta trilha?

Se deu vontade de conhecer esse lugar e precisa de alguém experiente, fale com a gente.

SOBRE O AUTOR

Diego Fernandes

Diego paga os boletos com a Agência Xadrez, onde é diretor de negócios. Mas onde ele vive plenamente é na montanha, no mato, na Serra do Vulcão – onde ele mora.

Acho que você também vai gostar...

A Pedra Mãe em Magé ainda é um destino pouco conhecido entre os trilheiros. Neste post contamos todos os detalhes sobre este trekking desafiador, mas com uma vista incrível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *