Logotipo Trilhas da Baixada

Trilha para as ruínas do Clube Dom Felipe

A trilha para as ruínas do antigo Clube de Campo Dom Felipe é um verdadeiro tesouro para quem gosta de história e de estar no meio da floresta. Localizado no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, a trilha que ainda é pouco conhecida pelo público em geral tem seu charme.

Neste post vou contar todos os detalhes sobre a trilha, a história do local, como chegar e deixar algumas dicas fundamentais pra você aproveitar bastante esse trekking de nível moderado em Nova Iguaçu.

Índice do post

Atualização: é preciso obter autorização do Parque Municipal de Nova Iguaçu para visitar as ruínas do Clube Dom Felipe. No final do post, na seção links úteis, tem o link do parque no Google Maps com todos os contatos.

A história do Clube de Campo Dom Felipe

Fundado no início do século XX pelo comendador português Modesto Leal, o Clube Dom Felipe foi considerado um dos maiores e mais seletos clubes de campo da América do Sul. A alta sociedade da época frequentava o local, construído em estilo rústico mexicano em forma de “U”, lembrando os antigos conventos jesuíticos.

O Clube contava com luxuosas instalações, amplo restaurante guarnecido com móveis rústicos e ainda diversos atrativos como piscina com trampolim, quadras de esporte, estande de tiros, campo de golfe, pedalinhos na lagoa, entre outros – imagine o quanto da floresta foi desmatada para abrigar uma estrutura assim.

História do Clube de campo Don Felipe em Nova Iguaçu
Foto do Clube Dom Felipe no início do século XX. Crédito: Instagram HistoriaNovaIguaçu

Curiosidade: o local sediava o concurso de miss carioca, que acontecia na lagoa que existia na época.

Imagem das ruínas do Clube Don Felipe em 2007
Imagem das ruínas do Clube Dom Felipe em 2007

Como chegar na trilha para as ruínas do Clube Dom Felipe

A trilha começa na entrada do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu. Para chegar até lá, você precisa percorrer um caminho de aproximadamente 2km de terra batida e pedras (pode ser feito de carro, mas lembrando que lá não existe estacionamento – tem flanelinhas na entrada do parque).

E para chegar à essa estrada, existem 2 formas: por Mesquita; e por Nova Iguaçu. No fim do post deixei links para você consultar opções de transporte público e localização do parque, se vier de carro/Uber.

Uma boa referência (pra quem usa transporte público) é a estação de trem de Juscelino, em Mesquita. Aqui tem uma imagem do Google Maps mostrando o caminho da estação até a entrada do parque. São 2,9km de caminhada (cerca de 42 minutos).

Mapa do caminho entre a estação de Juscelino até o parque de Nova Iguaçu
Mapa do início da trilha para as ruínas do Clube Dom Felipe em Nova Iguaçu.

Como é a trilha para as ruínas do Clube Dom Felipe

A trilha do Clube Dom Felipe é considerada moderada. Na primeira metade do percurso, você vai seguir pelo mesmo caminho do circuito das águas. Aliás, o parque tem poços e cachoeiras maravilhosas pra você dar um mergulho quando estiver encerrando a trilha. Fica a dica.

Conforme eu escrevi no início do post, a trilha é um verdadeiro tesouro. Você vai passar por vegetação bem variada no caminho: inicia beirando o rio, seguido por trecho de bambuzal e entrando na mata fechada na metade da trilha.

Mapa da trilha Clube Don Felipe
Mapa da trilha para as ruínas do Clube Dom Felipe (até a portaria do parque).

Os 6km da trilha até as ruínas do Clube Dom Felipe são bem abrigados do sol, com pouca exposição. Até a metade do caminho, você vai encontrar uma trilha com poucos momentos de elevação e caminho muito bem marcado e sinalizado.

No entanto, o cenário muda bastante depois do poço da natureza. Depois de caminhar aproximadamente 3,5km (contando a partir da portaria do parque), o trekking segue um pouco mais íngreme, com trechos onde o caminho tem marcação fraca. Mas nada que vá causar confusão ou te fazer desviar do caminho.

A trilha tem apenas uma bifurcação, cerca de 200m antes do destino final, onde ficava uma porteira chamada P4. Mas independente da direção que você tomar nessa parte, os caminhos te levam até as ruínas do Clube Dom Felipe.

Atualização: no dia em que fiz essa trilha, tinha algumas árvores e troncos caídos, atravessados no meio do caminho. Talvez você fique com a impressão de que o caminho está fechado. Mas siga em frente sem problemas. A trilha segue por aí mesmo.

Fotos da trilha ruínas do Clube Dom Felipe

Como é o percurso

Confira no vídeo abaixo o percurso da trilha até as ruínas do Clube Dom Felipe no Parque Natural de Nova Iguaçu. Veja a distância percorrida, os trechos de sobe-e-desce e outros detalhes.

Dicas

Aos fins de semana (principalmente no domingo), o parque costuma ficar muito cheio. Ou seja, dor de cabeça pra estacionar (quem vai de carro/moto) e não vai dar pra aproveitar bem as cachoeiras. Minha dica: chegue bem cedo, abrindo o parque, que você consegue aproveitar de boa.

Dica para o roteiro: deixar a pausa para o lanche na janela do céu ou no poço da natureza. Até esse ponto, são mais ou menos 3km de caminhada. Deixe para aproveitar uma cachoeira com mais calma na volta, quando você já tiver visitado as ruínas do Clube Dom Felipe. Assim você sabe ao certo quanto tempo tem para terminar o passeio.

Sobre o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

Funcionamento do parque: terça a domingo, de 8h às 16h.
Necessário levar documento de identidade com foto.
É proibido entrar com produtos para o cabelo (creme, óleo, etc).
É proibido levar caixa de som, garrafas e utensílios de vidro, fazer fogueira/churrasco. Não seja a pessoa que estraga o rolê. Respeite as regras e cuide para que o parque seja um lugar de paz para todos nós.

Compartilhe este post

Quer conhecer esta trilha?

Se deu vontade de conhecer esse lugar e precisa de alguém experiente, fale com a gente.

SOBRE O AUTOR

Diego Fernandes

Diego paga os boletos com a Agência Xadrez, onde é diretor de negócios. Mas onde ele vive plenamente é na montanha, no mato, na Serra do Vulcão – onde ele mora.

Acho que você também vai gostar...

Conheça a Cachoeira Pegada do Gigante em Santo Aleixo. Um lugar maravilhoso pra se refrescar. Vem conferir e saiba como chegar.
A Pedra Mãe em Magé ainda é um destino pouco conhecido entre os trilheiros. Neste post contamos todos os detalhes sobre este trekking desafiador, mas com uma vista incrível.

2 respostas

  1. Olá,Diego Fernandes,
    Eu estive recentemente nessa trilha para as ruínas do Clube Dom Felipe(antigo cassino).O caminho do Poço da Natureza em diante não foi fácil,mas consegui chegar lá.
    As dificuldades na trilha são lama,árvores caídas e dois pontos com deslizamentos de terra por causa das recentes chuvas fortes.
    Nessa trilha tem uma bica d’água com água segura para beber saindo da rocha.Tem que andar no meio da lama para chegar nessa bica.Eu me hidratei e me fez muito bem.
    Eu explorei uma parte das ruínas do Clube Dom Felipe e o antigo alojamento do Exército.Também tem vários riachos ao redor(afluentes do Rio Dona Eugênia).
    Lá os mosquitos atrapalham um pouco.Mas eu gostei desse lugar.É um silêncio e calmaria incrível.
    Na volta eu tomei um delicioso banho no Poço da Natureza.
    O que me chamou a atenção foi a localização geográfica desse Clube de Campo em uma região isolada e de montanha.Deu para entender que os ricos da época queriam extravasar a sua riqueza fora das vistas da sociedade.
    Foi melhor esse Clube de Campo ter sido abandonado do que continuar impactando negativamente o meio ambiente do lugar.Fico contente por a vegetação da Mata Atlântica estar retomando o seu lugar.
    Um abraço,Diego Fernandes.
    Ficam as dicas.

    1. Oi, Marcos. Que relato bacana!
      Depois das chuvas de 2024, não voltei mais nessa trilha. Imagino que esteja bem brabo mesmo.
      E concordo com tudo que você comentou: o silêncio tranquilo, os riachos conservados no entorno, o sentimento bom de saber que a mata atlântica está retomando o seu lugar…
      Muito obrigado pelo comentário. Enriqueceu bastante 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nossos passos