Nova Iguaçu está se tornando cada vez mais popular entre os amantes de trilhas. A região possui uma variedade de trilhas para todos os níveis de habilidade, desde caminhadas fáceis até subidas desafiadoras.
Uma das mais populares é a trilha da Serra do Vulcão, que oferece uma vista deslumbrante da cidade e é perfeita para aqueles que procuram um desafio. A subida é constante e exige um bom preparo físico, mas a vista do topo vale a pena.
Neste post vou contar tudo que você precisa saber para fazer a trilha da Serra do Vulcão, sem enrolação. Você ainda confere mapas, links para transporte público, treklog e muito mais. Bora?
Índice do post
- Como chegar na Trilha
- Como é a trilha até a Rampa de voo livre de Nova Iguaçu
- Fotos da trilha
- Dicas
- Links úteis (treklog, serviços, etc)
- Principais dúvidas respondidas
Como chegar na trilha da Serra do Vulcão até a rampa de voo livre
A trilha para a Serra do Vulcão começa na rua Miguel Teixeira Carvalho. Uma rua residencial bem tranquila que fica ao lado do posto Shell, em frente à Unig. Tem um sacolão e uma tenda de frango assado logo na esquina, não tem como errar.
Quem vem de carro não vai encontrar dificuldades para estacionar. Existem várias ruas pouco movimentadas nas proximidades.
Já pra quem precisa ir de transporte público, tem várias opções de ônibus e vans partindo do Centro de Nova Iguaçu e outros municípios.
Pra facilitar, na seção links úteis deixei o link dessa rua no Google Maps. Também adicionei link com os ônibus que passam no local.
Como é a trilha até a rampa de voo livre
A trilha até a rampa de voo livre da Serra do Vulcão é bem marcada (caminho com traçado bem definido e visível) com praticamente nenhum obstáculo.
É considerada moderada superior. No entanto, a ida até a rampa é feita praticamente só de subida – não tem momentos de descida pra aliviar. São 7km subindo, mais 7km na volta (a trilha tem 14km no total, somando ida e volta).
O tempo total de caminhada é de aproximadamente 5h a 6h, sem contar o tempo de apreciação da paisagem na rampa. Ou seja, é uma aventura que vai levar o dia inteiro
Uma trilha muito exposta
A trilha da Serra do Vulcão é bastante exposta. Em dia de sol, vai exigir bastante do seu condicionamento físico. E não pense que chegando na rampa você vai se abrigar do sol, porque lá não tem nenhuma sombrinha.
Para essa trilha, proteja-se do sol de toda forma. Leve chapéu/boné/viseira, abuse do protetor solar e se puder, vista-se com roupas com proteção UV. Leve bastante água. Quando vou até a rampa de voo livre, costumo levar pelo menos 2,5L, pois no caminho não tem ponto de água.
Único trecho com abrigo do sol
Em certo ponto, você vai passar por uma bifurcação, que no fim das contas levam para o mesmo destino. No entanto, pela esquerda (veja o mapa abaixo), você segue pela florestinha, um caminho menos exposto ao sol, que é um pouco mais longo e menos íngreme. Pela direita, segue um trecho de subida íngreme e exposto.
Minha sugestão: suba pela florestinha, à esquerda. Vai ser menos cansativo. Na volta, desça pelo caminho mais íngreme, que costuma ser mais rápido.
Fotos da trilha da Serra do Vulcão
Dicas
Muita gente consegue fazer a trilha da Serra do Vulcão tranquilamente sem guia. Mas se você não tem experiência em trilhas longas, sugiro que você conte com alguém experiente. Não menospreze nenhuma trilha.
Lembre de levar um saco para seu lixo. LEVE SEU LIXO DE VOLTA, inclusive lixo orgânico.
A trilha é muito exposta. São muitas horas debaixo do sol. Para aproveitar melhor, comece a trilha bem cedo. Se possível, até as 7h. Melhor ainda: comece no fim da tarde e fique para o pôr-do-sol na rampa de voo livre. Você vai fazer o caminho de volta à noite, mas será agraciado com um vista ainda mais incrível da cidade.
Links úteis
- Localização do início da trilha
- Opções de transporte público até o início da trilha (Unig)
- Treklog da trilha (Wikiloc)
Principais dúvidas
A trilha é considerada moderada superior. São aproximadamente 14km de trilha no total (somando ida e volta) sem obstáculos. Ou seja, pode ser feita até pelos menos experientes, embora exija bom condicionamento físico; e não é necessário grandes conhecimentos de orientação na mata.
A trilha da Serra do Vulcão até a rampa de voo livre tem aproximadamente 14km somando ida e volta.
Aproximadamente 6h de caminhada, somando ida e volta.
É possível fazer a trilha sem guia. Porém, se você tem pouca ou nenhum experiência em trilhas, é recomendado que você conte com alguém experiente para te guiar.
Leve lanches para pelo menos 8h de atividades (frutas, sanduíches, biscoitos e o que você estiver acostumado(a) a comer), proteção do sol (chapéu/boné/viseira, bandana, camisa UV, protetor solar, óculos de sol), bastante líquido, de preferência água, pelo menos 2L e saco de lixo. Leve seu lixo de volta.
Respostas de 2
Amei saber , ter conhecimento de um local tão perto de mim. Obrigada. Farei essas trilhas, com mais confiança!
Oi, Elizabeth. Que legal seu feedback 🙂
Aproveita pra seguir nosso Instagram e ficar por dentro de outras trilhas incríveis como essa 😉