Trilha até a Pedra do Gavião em Paracambi

A Pedra do Gavião, localizada bem próximo ao Centro de Paracambi, tem chamado bastante atenção de trilheiros e ciclistas nos últimos anos. Com vista para um mar de montanhas, e de fácil acesso, o lugar

Índice do post

Como chegar na Pedra do Gavião

Chegar na trilha que leva até a Pedra do Gavião é muito fácil. A caminhada começa à beira da Estrada Paracambi Vassouras, uma das principais vias da cidade. Um bom ponto de referência é o posto do Detran – não confundir com o posto de vistoria.

A trilha já começa na rua Maceió, transversal à Estrada Paracambi. Você vai encontrar uma praça e o posto do Detran. Deste ponto até a Pedra do Gavião, serão aproximadamente 1h de caminhada bem tranquila.

Rua Maceió, início da trilha da Pedra do Gavião em Paracambi.
Início da trilha. Fonte: Google Street View.

São muitas opções de transporte público. E se você vem de carro ou moto, não vai encontrar dificuldades para estacionar por perto. As ruas no entorno são bem residenciais com alguns comércios.

Como é a trilha até a Pedra do Gavião

A trilha para a Pedra do Gavião é muito charmosa. Começando a caminhada em um bairro residencial bastante arborizado, aos poucos você vai conhecendo as particularidades desse trekking leve, fácil de fazer.

Mapa da trilha da Pedra do Gavião
Mapa da trilha até a Pedra do Gavião – ida e volta.

No caminho você vai encontrar algumas propriedades rurais, como é de costume nas trilhas. Mas aqui, você também passa por moradias simples logo no início. Seja respeitoso com as pessoas e entenda que, embora você esteja no seu momento de lazer, os moradores estão seguindo com seus afazeres do dia-a-dia.

Uma trilha muito charmosa

Depois de mais ou menos 30 minutos caminhando, você segue pela via férrea. E nesse trecho é importante redobrar a atenção, pois essa é uma ferrovia muito ativa. A todo momento passa trens de carga e você precisa sair do caminho.

Trecho da trilha até a Pedra do Gavião.
Trecho da trilha até a Pedra do Gavião.

Nesse momento você começa a vislumbrar o mar de montanhas do Vale do Paraíba. Um aperitivo do panorama que espera por você lá no topo.

Uma trilha com exposição ao tempo

Boa parte da trilha é exposta ao tempo. Ou seja, em dia de tempo aberto, você vai passar a maior parte do tempo debaixo de muito sol. O mesmo acontece na Pedra do Gavião: não tem onde se proteger do sol (exceto por um trechinho bem pequeno quase embaixo da pedra).

Portanto, proteja-se do sol. Use bastante protetor solar, leve proteções como chapéu, boné, viseira e óculos escuros.

Chegando na Pedra do Gavião

Depois de caminhar por mais ou menos 3km, você está no trecho final da trilha. Nesse momento, você estará avistando um túnel. O caminho para a subida final até a Pedra do Gavião está à direita, antes de entrar no túnel.

Caminho até a Pedra do Gavião
Neste ponto, seguir pela saída à direita.

A última subida para os 260m de altitude da Pedra do Gavião é o trecho mais desafiador desse trekking. Uma subida íngreme com escadas de terra batida e sob total exposição ao tempo marcam a sua chegada ao topo – ainda não é a chegada à Pedra do Gavião.

Isso porque a Pedra do Gavião não é ponto mais alto do trekking. O cume (300 metros de altitude) fica exatamente depois de terminar o ataque à essa última subida. Já a Pedra do Gavião fica alguns metros a frente, descendo o morro. São 30 metros de diferença na altitude.

Fotos e vídeo da trilha para a Pedra do Gavião

A trilha para a Pedra do Gavião é muito bonita. O clima agradável somado à facilidade da caminhada tornam o passeio ainda mais bacana.

Dicas

A Pedra do Gavião está bastante disputada. Aos domingos, tem ficado cada vez mais difícil apreciar a vista na santa paz. Muita gente querendo tirar fotos pode consumir sua paciência.

Se você quiser, dá pra usar o Google Maps pra te guiar (inclusive a pé) até o final da trilha. Link está logo a seguir.

Compartilhe este post

Quer conhecer esta trilha?

Se deu vontade de conhecer esse lugar e precisa de alguém experiente, fale com a gente.

SOBRE O AUTOR

Diego Fernandes

Diego paga os boletos com a Agência Xadrez, onde é diretor de negócios. Mas onde ele vive plenamente é na montanha, no mato, na Serra do Vulcão – onde ele mora.

Acho que você também vai gostar...

Conheça a Cachoeira Pegada do Gigante em Santo Aleixo. Um lugar maravilhoso pra se refrescar. Vem conferir e saiba como chegar.
Conheça este paraíso perdido e pouquíssimo explorado em Mesquita, acessado por Nilópolis. Uma piscina natural com vista para natureza exuberante.

Respostas de 2

    1. Oi, Uellen!
      Olha, o sol se põe mais ou menos na direção oposta da vista principal (“nas costas”). Ou seja, não tem um vista legal para o pôr do sol. Mas a vista no fim de tarde é muito bonita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *