Se você pratica trilhas ou montanhismo, é bem provável que tenha precisado de uma barraca de camping. Mas já parou pra pensar em como cuidar da barraca de camping?
É bastante comum acampar em trekkings longos como travessias, ou até mesmo para assistir ao nascer/pôr do sol com mais comodidade. Por se tratar de um item que não é barato (pelo menos uma boa barraca não custa barato), é recomendado que você faça a manutenção da barraca frequentemente.
Nesta matéria, vamos abordar os cuidados que uma barraca de camping precisa para que sua vida útil seja prolongada ao máximo. Afinal, ela é seu conforto e abrigo nas situações mais adversas.
Cuidados no armazenamento de uma barraca
Podemos começar a listar os cuidados necessários com uma barraca de camping pelo armazenamento. E aqui precisamos deixar claro: uma coisa é você dobrar a barraca no final de um acampamento ou no intervalo entre as horas de caminhada durante uma travessia; outra coisa é você guardar sua barraca em casa.
Limpeza após o uso
Ao término de cada acampamento, é recomendado que você remova sujeira e detritos o máximo que puder. Pelotinhas de barro, grama, insetos, farelos… Enfim, o que você puder remover, remova. No acampamento, se puder, faça isso com um pano seco ou úmido. Antes de utilizar produtos de limpeza, verifique as instruções do fabricante.
Nunca guarde sua barraca úmida
Quando você estiver em uma travessia ou precisar desmontar acampamento e montar novamente no mesmo dia, não tem jeito, se a barraca estiver úmida, vai ser muito difícil armazená-la seca.
Mas se você tiver finalizado uma atividade de acampamento e for guardar a barraca em casa, mantenha a barraca aberta. De preferência, assim que chegar em casa (sem preguiça hein) abra sua barraca e deixe-a “respirar”. Não guarde úmida em hipótese alguma. Sua barraca pode ficar com mau cheiro e pior: mofar.
Não guarde a barraca em locais quentes e/ou úmidos
O calor e a umidade são as principais ameaças à longevidade da sua barraca quando falamos em armazenamento. A umidade, como vimos no tópico anterior, pode causar mofo e estragar componentes da barraca.
Já o calor pode acabar com a impermeabilidade da sua barraca. Muita gente não comenta, mas as altas temperaturas no armazenamento são altamente prejudiciais à sua barraca. E aqui deixo um relato pessoal.
No verão de 2024, Nova Iguaçu, cidade onde eu moro, estava marcando temperaturas de +40ªC. Foram vários dias de tempo muito quente. Enquanto isso minha barraca – e da minha namorada – estavam guardadas numa prateleira ao abrigo do sol. Mas quando as temperaturas passam dos 40 graus quase todos os dias, abrigar do sol não é o suficiente.
Quando pegamos a barraca da prateleira que fica no hall perto da varanda para verificar antes de acampar, tivemos uma surpresa desagradável: a solda da barraca, que impermeabiliza a costura, estava toda descolando.
A cola da solda é ativada com calor. Não sabíamos na época. Mas pesquisando formas de consertá-la, descobrimos isso. Ficou tão quente que a cola foi soltando.
Pra confirmar essa teoria, fui verificar a outra barraca. Adivinha? O mesmo problema: solda descolando da barraca.
A solução: passei a guardar as barracas no baú da minha cama, onde a temperatura não prejudica a selagem da barraca.
Aqui tem um vídeo do blog Fui Acampar mostrando como colar de volta a selagem da costura da barraca.
Como limpar sua barraca de camping
Com um pano úmido, retire terra, barro, areia e outras sujeiras que podem danificar a barraca. Para as sujeiras mais resistentes, utilize uma escova com cerdas macias e tente retirar o excesso desta mesma sujeira. Por mais que seja tentador, não use nenhum produto químico na limpeza da barraca, pois pode comprometer sua impermeabilidade.
Para o interior da barraca, uma boa dica é usar aspirador de pó. Ele irá retirar os excessos de poeira, restos de comida, insetos mortos e outros detritos.
Cuidados com os componentes da barraca de camping
De modo geral, uma barraca de camping é composta geralmente de 3 partes:
- Quarto: o lugar onde você vai dormir.
- Sobreteto: é uma espécie de lona que cobre o quarto da barraca. Ela protege a barraca contra chuva e outras condições do tempo.
- Varetas: a estrutura que mantém a barraca de pé.
Existem ainda outros componentes que variam de acordo com a barraca. Mas vamos focar aqui nos principais.
Cuide bem das varetas e estacas
As varetas são as principais responsáveis pela estrutura da barraca. Elas dão sustentação e mantém a barraca de pé. As varetas podem ser de fibra de vidro (que costumam rachar com mais facilidade) ou de alumínio (mais resistentes).
No entanto, se manuseadas sem cuidado, podem facilmente ser amassadas e até mesmo quebradas. Além disso, é preciso dar atenção ao elástico que mantém as varetas interligadas.
Procure mantê-la sempre limpa, encaixadas perfeitamente e evite forçá-la na hora de montar a barraca.
Outro ponto importante no cuidado com as varetas é durante o transporte da barraca: observe se sua barraca ficará sob peso excessivo ou sujeita a impactos físicos.
Cuidados com o zíper
O zíper da barraca de camping costuma ser um dos primeiros itens a mostrar desgaste. Pra piorar, é o componente mais difícil para fazer reparo durante o camping e o mais complicado para fazer a substituição.
Ironicamente, talvez o zíper seja o item mais negligenciado na manutenção de uma barraca de camping.
No entanto, algumas práticas simples vão fazer com que o zíper da sua barraca dure por muito tempo:
- Antes de acampar, passe um pouco de parafina nos dentes do fecho. A parafina mantém o zíper lubrificado e protegido.
- Quando terminar um acampamento, passe uma escova de cerdas macias entre os dentes do zíper. Este procedimento vai remover os grãos de poeira e manter o fecho limpo.
Faça reparos imediatamente
Se você notar rasgos ou buracos, repare-os imediatamente para evitar que piorem. Você pode usar fitas do tipo silver tape ou fita emborrachada (leve-as sempre com você).
Caso as estacas rachem ou até mesmo quebrem durante o acampamento, você também pode fazer uso de silver tape ou fita emborrachada. Os campistas mais experientes levam consigo um tubo de alumínio próprio para emergências.
Cuidados com a barraca de camping durante a utilização
Montagem correta
Siga as instruções de montagem para evitar estresse desnecessário nas costuras e no tecido. Uma montagem incorreta pode levar a danos a longo prazo.
Evite comida dentro da barraca
Comer dentro da barraca pode atrair insetos e animais. Além disso, restos de comida podem manchar e danificar o tecido.
Não entre calçado
Pode parecer bobagem, mas ficar de botas dentro da barraca diminui a vida útil dela. Como os calçados possuem muita sujeira, invariavelmente irá trazê-las para dentro da barraca. Quanto mais suja estiver uma barraca, menor será a sua durabilidade.
Dica extra: Respeito ao meio ambiente
Ao acampar, pratique o princípio de “não deixe rastro”. Isso significa levar todo o lixo com você e evitar danificar a vegetação local.
Aliás, vale lembrar: lixo orgânico ainda é lixo. Cascas de frutas, restos de comida e qualquer outro resquício devem voltar com você. É muito importante causar o mínimo de impacto na natureza.
Cuidar da sua barraca não é apenas uma questão de manutenção. É também uma forma de respeitar a natureza e garantir que suas aventuras ao ar livre sejam sempre seguras e prazerosas.
Conclusão
Acampar é uma atividade muito prazerosa. Mas o contato mais próximo com a natureza e a sensação de aventura precisam de um lugar seguro e minimamente confortável no fim do dia.
Esses cuidados ajudarão a prolongar a vida útil da sua barraca e garantirão conforto e segurança em suas aventuras ao ar livre por muitos anos.