Trilhas da Baixada

Conheça as belezas do Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu

O Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu é um refúgio de tranquilidade em meio ao caos e vida corrida da cidade. Localizado bem pertinho do Centro, o local tem atraído cada vez mais visitantes que buscam experiências novas e conexão com a natureza.

Se você ainda não conhece o Parque de Nova Iguaçu, permita-me lhe apresentar essa maravilha que protege remanescentes de Mata Atlântica da Baixada Fluminense e sua rica biodiversidade.

Nos próximos parágrafos, escrevo sobre a estrutura da área de preservação, suas principais atrações, curiosidades e deixo algumas dicas para você aproveitar ao máximo o passeio. Vamos nessa?

Aliás, preciso deixar registrado: muita gente que visita este parque pela primeira vez costuma dizer: “nem parece que estamos em Nova Iguaçu, pertinho do Centro”.

Aposto que você também vai pensar assim. Encante-se 🙂

Índice do post

História do Parque Natural de Nova Iguaçu

Criado em 1998 e composto por 1.100 hectares de área protegida de Mata Atlântica, o parque está localizado na APA (Área de Proteção Ambiental) do Gericinó-Mendanha e um de seus objetivos é auxiliar na proteção da Reserva de Mata Atlântica presente nas Serras do Mendanha, do Gericinó e Madureira.

A unidade de conservação também ajuda a contar a história do Rio de Janeiro. Entre as atrações históricas, podemos citar a antiga sede da Fazenda Dona Eugênia, o Clube de Campo Dom Felipe e a Pedra da Contenda – vamos falar sobre todos eles mais à frente.

Atrações do Parque Natural de Nova Iguaçu

O Parque de Nova Iguaçu conta com muitos atrativos naturais, históricos e culturais. Começando pelos seus 8km de trilhas que percorrem morros, pelo menos 14 poços e cachoeiras, pedreiras desativadas, uma rampa de voo livre e ruínas históricas.

Antiga sede da Fazenda Dona Eugênia

No século XIX, parte da área do parque era uma fazenda chamada Dona Eugênia. Sua sede, hoje em ruínas, é conhecida como Casarão – que inclusive batiza o nome do poço próximo. Ainda que esteja em ruínas, o Casarão é considerado o edifício mais antigo de Nova Iguaçu.

Depois do golpe de 1964, o casarão passou por um longo período de abandono, o que acelerou sua deterioração. Quando voltou a receber a atenção da gestão municipal, já era tarde demais.

Ruínas do Clube de Campo Dom Felipe

O Clube de Campo Dom Felipe foi construído no início do século XX e chegou a ser um dos maiores e mais seletos clubes de campo da América do Sul. Com suas instalações luxuosas e amplo restaurante, o estabelecimento tinha uma grande estrutura com piscina de trampolim, estande de tiro, campo de golfe e muito mais.

Na época da ditadura militar, chegou a servir de cassino para os militares. O clube encerrou suas atividades em meados dos anos 60, segundo relatos, após a filha de um gerente se afogar na piscina.

Aliás, existe uma trilha até lá. Você pode conferir o relato completo sobre a trilha até as ruínas do Clube de Campo Dom Felipe neste link.

Pedra da Contenda

A Pedra da Contenda fica localizada a aproximadamente 1,8km da portaria do parque e serviu como ponto de observação para os escravizados que buscavam sua liberdade. Sua localização estratégica foi fundamental para que eles se mantivessem abrigados da violência diária a que eram submetidos.

Hoje em dia a Pedra da Contenda é muito frequentada para a prática de rapel e é destino para uma das principais trilhas do parque. Aliás, você pode conferir o relato completo da trilha da Pedra da Contenda neste link.

Mirante do Iguassu

Mirante do Iguassu

Inaugurado em julho de 2024, o Mirante do Iguassu é um deque com vista para o verde deslumbrante do parque, de frente para a cachoeira Véu da Noiva e o Poço do Casarão.

Para chegar aos 400 metros de altitude do mirante, é preciso fazer uma trilha moderada de aproximadamente 2,5km a partir da portaria do parque. Você pode conferir todos os detalhes da trilha neste link.

Poços e cachoeiras do Parque de Nova Iguaçu

Já contei que o Parque de Nova Iguaçu tem cachoeiras maravilhosas? Sim, já contei e você pode conferir um post bem completo falando de cada poço e cachoeira do parque, com fotos, dicas e até link com todo o percurso do caminho das águas.

Ainda assim, vale reforçar aqui: a unidade de conservação tem pelo menos 14 poços e cachoeiras cada uma mais bonita que a outra. Se você estiver na dúvida, você pode caminhar por uma trilha de aproximadamente 3,5km e conhecer todas elas em um único dia.

Particularmente, meus preferidos são:

Reel mostrando um pouco do Poço da Natureza

Você pode conferir o relato de cada poço e cachoeira do parque em detalhes neste link.

Rampa de voo livre

A rampa de voo livre de Nova Iguaçu fica localizada no bairro Cabuçu e pode ser acessada por uma trilha de aproximadamente 7,5km a partir da entrada do parque – muito embora a maioria dos visitantes iniciem a trilha pela Av. Abílio Augusto Távora, altura da UNIG.

Ela já foi muito utilizada no passado, mas devido à falta de manutenção e conservação precária, ela deixou de ser usada. Em agosto de 2022, a rampa foi reinaugurada depois da reforma realizada pela Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu.

É claro que existe um post aqui no site sobre a trilha até a rampa de voo livre e você pode conferir neste link.

Estrutura do Parque Natural de Nova Iguaçu

O Parque de Nova Iguaçu tem uma boa estrutura para receber seus visitantes. Porém, como em todo parque natural, existem limitações para que a visitação seja sustentável. Uma delas é o número de banheiros. Existem dois banheiros (um feminino, um masculino) bem próximo à entrada do parque.

O parque não conta com estacionamento. Ou seja, se você for de carro (o que não é muito aconselhável), vai precisar deixar na estrada e os flanelinhas ficam atuando principalmente aos fins de semana.

Existe uma área muito boa para piquenique no parque, que fica a aproximadamente 500 metros da entrada, a antiga Pedreira São José. O espaço costuma sediar eventos como o Música na Natureza.

Área da antiga Pedreira São José. É um ótimo espaço para piquenique.

Curiosidade: fauna e flora

Em levantamento preliminar do plano de manejo em 1998, foram identificadas 17 espécies de peixe no Rio Dona Eugênia; 198 espécies vegetais; 31 espécies de invertebrados; 2 espécies de anfíbios; 9 espécies de répteis; 12 espécies de mamíferos e aproximadamente 154 espécies de aves.

Esses números só reforçam a importância da unidade de conservação e como ela contribui para a preservação da rica biodiversidade do bioma Mata Atlântica, um dos mais desmatados do mundo.

Fotos do Parque de Nova Iguaçu

Como chegar no Parque Natural de Nova Iguaçu

Chegar no Parque de Nova Iguaçu é bem fácil. Para isso, você precisa percorrer um caminho de aproximadamente 2km de terra batida e pedras (pode ser feito de carro, mas lembrando que lá não existe estacionamento – tem flanelinhas na entrada do parque).

E para chegar à essa estrada, existem 2 formas: por Mesquita e por Nova Iguaçu. No fim do post deixei links para você consultar opções de transporte público e localização do parque, se vier de carro/Uber.

Uma boa referência (pra quem usa transporte público) é a estação de trem de Juscelino, em Mesquita. Aqui tem uma imagem do Google Maps mostrando o caminho da estação até a entrada do parque. São 2,9km de caminhada (cerca de 42 minutos).

Clique aqui e veja o trajeto a pé da estação até o parque no Google maps (2,9km).

Dicas para visitar o Parque Natural de Nova Iguaçu

Conclusão

O Parque Natural de Nova Iguaçu é uma verdadeira joia da Baixada Fluminense, oferecendo uma escapada revigorante para os amantes da natureza. Com suas trilhas deslumbrantes, cachoeiras refrescantes e biodiversidade impressionante, este parque convida você a explorar e se maravilhar com a beleza natural que o cerca. Não deixe de visitar este tesouro escondido e aproveitar uma experiência única e enriquecedora em meio à natureza exuberante.

Serviço

O Parque Natural de Nova Iguaçu funciona de terça a domingo, de 8h às 16h.
É necessário levar documento de identidade com foto.
É proibido levar caixa de som, garrafas e utensílios de vidro, fazer fogueira/churrasco.

Instagram do Parque de Nova Iguaçu

Localização do Parque de Nova Iguaçu (Google Maps)

Opções de transporte público até o parque

Respeite as regras e cuide para que o parque seja um lugar de paz para todos nós.

Fontes

Página no WikiParques

Página sobre o Parque no site da Prefeitura de Nova Iguaçu

Biomas do Brasil: conheça as 9 principais ameaças

PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU: um peculiar patrimônio geológico-geomorfológico na Baixada Fluminense, RJ

Sair da versão mobile