Localizado bem perto do Centro de Nilópolis, o Parque Natural Municipal do Gericinó é um refúgio verde em meio à agitação urbana. Com 100 hectares de área verde, a unidade de conservação ambiental é um excelente espaço para o lazer da comunidade local e visitantes.

Inaugurado em 2008 após ser transferido de um campo de instrução do exército, o Parque do Gericinó é uma bela combinação de lazer e natureza muito necessária à Nilópolis. O município é o menor do Estado do Rio de Janeiro, mas com a maior densidade populacional no Brasil, segundo um estudo de 2017 da Embrapa.
Um parque “jovem” e peculiar
O Parque do Gericinó tem características peculiares. Um dos fatos que mais me chamam atenção, por exemplo, é o fato dele ser pouco arborizado – pelo menos no momento em que escrevo este post, 2023.
A unidade de conservação faz parte de um remanescente de Mata Atlântica, um dos biomas com maior biodiversidade no mundo. E ainda assim, sobraram pouquíssimas árvores pra abrigar as diferentes formas de vida – e pra nos abrigar do sol.
Outro ponto peculiar: a proximidade das residências. O parque é praticamente “colado” com a comunidade. Os limites que separam o parque são literalmente os muros das casas. A imagem de satélite deixa muito clara a separação entre o parque e as casas.

Atrações do Parque do Gericinó
O Parque Natural do Gericinó é um lugar excelente para passar o dia em contato com a natureza, praticar exercícios e se reunir com a família. Nele, os visitantes têm acesso a trilhas muito bem sinalizadas, que permitem explorar a área de maneira segura.
Existem ainda área de piquenique, pista de aeromodelismo, quadras de esportes e campo de futebol (em construção).
Trilhas e pistas de caminhada
O Parque do Gericinó tem pelo menos 12km de pista de corrida compartilhada (bicicleta, caminhada e corrida) totalmente asfaltada. Durante o percurso, é possível apreciar a tranquilidade do ambiente, tornando-o ideal para momentos de relaxamento e contemplação.

Existem duas trilhas fáceis de fazer (como são chamadas as pistas de corrida) interligadas: Trilha do Jamelão e Trilha do Pau-Jacaré. As duas pistas somadas proporcionam um percurso de aproximadamente 7km.
Além disso, o parque conta com espaços para atividades ao ar livre, como campo de futebol, quadra de areia e espaços para prática de esportes.

Área de piquenique
O Parque Natural do Gericinó conta com uma área para piqueniques com um playground, tornando-o um local adequado para diversão em família e encontros com amigos.
Aliás, você pode fazer seu evento no parque. Desde que seja de pequenas proporções, como aniversário, piquenique, pequenas reuniões, etc. Para fazer o agendamento, você precisa comparecer na unidade com pelo menos 2 dias de antecedência.
Entretanto, a estrutura da área de piquenique é um pouco tímida. Além da área verde, conta com alguns poucos bancos e mesas. Mas dos poucos que existem, só alguns estão inteiros por conta da depredação de maus frequentadores.
Falando nisso, preciso deixar registrado aqui que fiquei um tanto decepcionado com a quantidade de lixo que o pessoal deixa nesse espaço tão bacana. Foi uma quantidade de copos, embalagens, sacos e todo tipo de detrito – até cocô de cachorro – largados no gramado que, se não fosse a sinalização e os brinquedos em volta, eu acreditaria que o lugar poderia ser um terreno baldio.

Os funcionários fazem um bom trabalho de conservação. No local, inclusive, tem lixeiras grandes. Mas o problema está na falta de consciência e bom senso de alguns frequentadores. Dito isso, vale relembrar:
Leve seu lixo de volta. Ou pelo menos jogue o lixo na lixeira. Se você levar seu doguinho pra passear, leve também um saco plástico e por favor, recolha o cocô. Você é peça fundamental pra conservação dos nossos espaços públicos.
Quadras esportivas e espaços para exercícios
Existem duas áreas para prática de exercícios: uma com aparelhos articulados que ficaram muito conhecidos como academia da terceira idade; e um segundo espaço para exercícios de calistenia, como barras e paralelas e prancha abdominal.
Na época em que escrevo este post, estão sendo construídas duas quadras esportivas: uma de grama sintética para futebol e outra de areia.
Estrutura do Parque do Gericinó
O Parque Natural do Gericinó conta com bebedouros e banheiros. O parque conta também com estacionamento gratuito.
Na unidade, existem algumas barracas vendendo lanches. Estão nos planos da atual gestão da cidade a construção de um espaço gastronômico.
No espaço funcionam ainda a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e um Centro de Educação Infantil.
Fotos do Parque Natural do Gericinó




Serviço
O Parque Natural do Gericinó funciona todos os dias, de segunda à segunda, das 6h às 19h (entrada de visitantes permitida até as 18h).
O Parque tem duas entradas:
- A entrada com estacionamento fica na Rua Alberto Teixeira da Cunha, 1880, Centro, Nilópolis. Link no Google Maps.
- A entrada principal fica na Rua. Antônio João Mendonça, s/n – Centro, Nilópolis. Link no Google Maps.
Veja opções de transporte público até o Parque do Gericinó
Respostas de 3
Quando eramos crianças pulavamos a cerca da ” MATA DO GOVERNO” ou passava pela porteira que tinho uma bica dàgua on de nós deixamos o barril na fila pra encher de àgua, e enquanto não chegava a nosso vez, nos ficavamos na lagoa de a´gua amarelada dando uns mergulhos e já levava no bolso um embrulhinho de sal para tirar as sangue-sugas do corpo na saida da lagoa. Hoje tem até portaria com varias atividades ! Tempo Bom !
Moro em Nilópolis.Estive no Parque do Gericinó recentemente.Foi em um dia de muito calor.
As partes do Parque que eu mais gosto são os bosques de Mata Atlântica das trilhas do Pau Jacaré e do Jamelão.Em um dia de intenso calor vale a pena se abrigar debaixo das árvores.
Os pontos negativos são os banheiros precisando de melhorias,lixo que maus frequentadores deixam,despachos deixados e que grande parte do Parque ainda é descampado(coberto de capim).É um sofrimento andar nesses descampados em dias de sol quente.
Existe um plano para a criação do Parque Natural Municipal de Mesquita e que a Prefeitura de Mesquita quer ligar esse futuro Parque ao Parque do Gericinó por um corredor(vizinho à área militar).
Para maiores informações,baixem o Plano de Manejo do Parque Natural Municipal de Mesquita.
Ótimo texto,Diego Fernandes.
Um abraço,galera.
Oi Marcos.
Pois é, rapaz. O que mais me chamou atenção no Parque do Gericinó foi a escassez de árvores. Mas quero acreditar que ainda está só no começo e o lugar vai ser bastante arborizado no futuro.
Tô torcendo também pro Parque de Mesquita sair do papel. Vai ser um ganho muito importante pro ecossistema da Mata Atlântica e pra população.
Valeu pelo comentário! 🙂