O que é treklog?

Já ouviu falar em treklog? Se você ainda não conhece bem ou nunca ouviu falar, hoje vamos entender um pouco sobre este termo bastante difundido entre os praticantes de trekking.

Treklog é um termo utilizado para descrever a atividade de fazer trilhas ou caminhadas ao ar livre, registrando suas experiências e descobertas durante o percurso. Isso pode incluir anotações sobre o clima, a fauna e a flora local, a dificuldade da trilha, a paisagem, entre outros aspectos. O registro pode ser feito em forma de diário, fotos, vídeos ou outros meios.

Além de ser uma forma de documentar suas aventuras, o treklog também pode ser utilizado como uma ferramenta para planejar futuras excursões, comparar trilhas diferentes e compartilhar suas experiências com outros amantes da natureza.

Quais são os tipos mais comuns de treklog?

Os tipos mais comuns de treklog incluem:

  • Diário de trilha: registro escrito das experiências e descobertas durante a trilha.
  • Registro de fotos: coleção de fotos tiradas durante a trilha para documentar a paisagem, a fauna e a flora local, entre outros aspectos.
  • Vlog de trilha: vídeo registrando as experiências e descobertas durante a trilha, incluindo comentários e reflexões.
  • Mapa de trilha: este é o tipo de registro mais comum. Onde o praticante detalha a rota percorrida, incluindo informações sobre o terreno, a altitude e outras condições.
  • Aplicativo de trilha: uso de aplicativos específicos para rastrear a rota, registrar informações sobre o terreno e compartilhar suas aventuras com outros.

Estes tipos de treklog podem ser utilizados de forma combinada ou isolada, dependendo das preferências e objetivos de cada pessoa.

Exemplos de treklog

Aqui no Trilhas da Baixada você pode conferir alguns exemplos de treklogs. Em todos os relatos de trilhas, costumo deixar um link para conferir como é o percurso, duração, distância e nível de dificuldade.

Você pode conferir na seção links úteis dos posts. Mas deixo aqui alguns exemplos:

Quais são os aplicativos de treklog mais usados?

Aplicativos de treklog costumam ser gratuitos, cada um com seus diferenciais e recursos pagos. Mas no geral, basta você criar uma conta e começar a registrar suas caminhadas.

Aqui deixo uma lista dos serviços de treklog mais populares. Destaque para Wikiloc e Relieve, aplicativos que costumo usar nos meus trekkings e que tenho maior conhecimento

Lista de aplicativos de treklog

Relieve

Um dos diferenciais do Relieve é poder gerar um vídeo animado bem legal com o percurso da sua trilha. Este recurso é gratuito. Mas com uma conta paga, é possível fazer edições extras. Abaixo você confere um vídeo gerado pelo aplicativo.

Link: relive.cc

Wikiloc

Este é de longe o aplicativo que mais uso para registrar minhas trilhas. O mais legal do Wikiloc, na minha opinião, é o fato de poder encontrar trilhas que outros praticantes registraram e poder seguir o caminho que eles fizeram.

É possível ainda baixar a trilha no seu smartphone para seguir mesmo que você não tenha sinal de internet – vamos combinar que as melhores trilhas não tem sinal de internet né?

Outro ponto positivo que conta muito pra mim é o número de usuários do serviço. São milhões de pessoas que utilizam e registram suas trilhas. Assim fica mais fácil comparar e encontrar o melhor percurso, qual registro tem mais informações, fotos e orientações.

Fotos de registros de trilhas com Wikiloc

Mapa da trilha Pedreira Vigné Shopping Nova Iguaçu
Mapa do percurso de uma trilha gerado pelo Wikiloc
Estatísticas do treklog com wikiloc
Estatísticas de um treklog com Wikiloc.

Link: wikiloc.com
Se quiser me seguir no Wikiloc e conferir meus registros, este é meu perfil.

Resumindo

Treklog é um registro de uma trilha. Neste registro você guarda fotos, detalhes do percurso (orientações, distância, duração, nível de dificuldade, etc.) e isso pode ser feito via aplicativo, diário, vídeo, etc.

Você já conhecia este termo? Tem costume de fazer treklogs? Conta pra gente nos comentários.

Compartilhe este post
SOBRE O AUTOR

Diego Fernandes

Diego paga os boletos com a Agência Xadrez, onde é diretor de negócios. Mas onde ele vive plenamente é na montanha, no mato, na Serra do Vulcão – onde ele mora.

Acho que você também vai gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *